Foto : Shueisha
Um tribunal chileno em Santiago decidiu nesta terça-feira que a popular animação japonesa com tema de futebol "Capitão Tsubasa", exibida pela emissora nacional chilena TVN, não inclui uma representação da violência contra as mulheres.
Foto : Gfycat
A decisão seguiu uma disputa movida pela TVN, que foi multada por um órgão de exibição em fevereiro de 2020 por causa de uma cena da série. O corpo de triagem argumentou que a cena em que Jun Misugi, um rival da personagem principal Tsubasa Ozora, deu um tapa na bochecha de uma gerente era uma representação da violência contra as mulheres. O órgão multou a TVN em 5,11 milhões de pesos (cerca de ¥730.000).
Na cena transmitida pela TVN em julho de 2019, Misugi deu um tapa no gerente quando descobriu que ela havia revelado a doença cardíaca crônica de Misugi para Tsubasa e pediu a Tsubasa para perder a partida de propósito.
A TVN levou a disputa ao tribunal, alegando que a decisão do órgão de triagem foi injusta e a multa deve ser anulada.
O tribunal rejeitou a multa.
De acordo com a decisão, o chefe de justiça disse: "Ele [capitão Tsubasa] não é sobre violência, mas sim uma história sobre a evolução das crianças imersas no futebol.".
O juiz também acrescentou que "a agressão [de Misugi] não vem do fato de que o gerente é uma mulher, mas porque ela vazou seus segredos e assuntos particulares".
Nenhum comentário:
Postar um comentário