===(No ar desde 24 de Abril de 2008)===

2 de setembro de 2019

Brasil : Designer adapta ‘O Rei Leão’ na Amazônia em protesto contra queimadas



 Foto : Veja sp



Em protesto às queimadas na Amazônia e às políticas adotadas pelo atual governo  em relação ao tema, um designer de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, usou espécies de animais da Amazônia em desenhos inspirados no O Rei Leão, clássico da filme Disney relançado em 2019.
“O fogo que, nesse exato momento dizima a floresta, é resultado direto disso: o ‘Dia do Fogo’ foi uma ação de fazendeiros e grileiros que se declararam amparados pelas palavras do presidente”, diz Vilmar Rossi Junior, de 41 anos. Para ele, Atual governo trata a Amazônia como “sua propriedade”.
Nos últimos dias, a série de queimadas nas matas da floresta amazônica ganharam repercussão internacional. Muitos famosos conhecidos mundialmente se manifestaram sobre o assunto, como Madonna e Leonardo Di Caprio.
Os desenhos de Vilmar viralizaram na internet. Em um deles, o designer adaptou uma cena simbólica do filme da Disney para retratar um jaguar, um cateto e uma ariranha atravessando um incêndio. A cena faz referência ao momento que Simba passeia pela floresta com Timão e Pumba. “Ter escolhido a Amazônia, animais em risco de extinção e animais menos conhecidos pelas pessoas são decisões políticas, tudo isso é um conteúdo político”, explica.

Junior usou outras cenas famosas do clássico da Disney em seu trabalho. Na parte do filme em que Simba é batizado por Rafiki, o designer trocou o leãozinho por um filhote de onça pintada e também alterou a espécie do macaco que apresenta o bebê para o resto dos animais.
“Me vi na obrigação ética de utilizar a plataforma que se formava para fazer a minha parte, mesmo que pequena, com o que sei e gosto de fazer”, afirma o rapaz. “Então, as últimas ilustrações estão sendo bem diretas na minha crítica e protesto, e estou tentando trazer questionamentos e informações nas postagens”.
Segundo Junior, Simba, Timão e Pumba não sobreviveriam caso vivessem na Amazônia. “O que estamos presenciando agora é algo fora de precedentes. Mas devemos continuar a luta”, conclui.





Foto : Veja sp



Fonte : https://vejasp.abril.com.br/cidades/queimadas-amazonia-o-rei-leao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário