21 de setembro de 2019

Filmes : Vamos falar sobre filme A Reconquista Pior Filme da Década de 2000



Foto : Portal Gato Noticias

Filme de ficção científica lançado em 2000 e tendo como ator principal John Travolta como o Psychlo Terl foi um fracasso de bilheteria, público e crítica, tendo ganho praticamente todos os troféus do Framboesa de Ouro daquele ano incluindo o de pior filme, pior roteiro, pior ator, pior diretor entre outros. Resumindo a o filme mostra uma Terra que está sendo comandada pelos alienígenas Psychlos há 1000 anos (ano 3000) e conta a história de uma rebelião que é criada quando os Psychlos tentam usar os humanos sobreviventes como mineradores de ouro.

O que pouca gente sabe é que esse filme é baseado em um livro de ficção científica lançado em 1982 pelo autor L. Ron Hubbard. O nome desse livro é Campo de Batalha: Terra o qual depois de muito fuçar nos sebos e internets da vida consegui por as mãos para ler.

                                               




O livro em questão que eu consegui foi exatamente essa capa acima, 1º edição portuguesa em dois volumes, que somados dá quase 900 páginas. Com exceção dos USA, esse livro fracassou nos demais países o qual foi lançado, não por ser ruim, mas porque em 1982 estava em alta os livros de fantasia e no próprio prefácio o autor diz que o filme é ficção científica pura e realista, o mais que esse gênero permite ser, sem nada de fantasia. Também foi lançado no Brasil com o nome e a capa do Filme, mas é igualmente obscuro e difícil de achar, por ter uma só tiragem, como o meus 2 volumes de Portugal.

Depois de ler o livro (e de muito gostar dele), vejo os motivos pro filme ter fracassado do jeito que fracassou. Uma breve análise de minha parte a seguir:

O principal motivo: o filme NÃO FOI FIEL ao livro. Muita coisa foi distorcida, inventada e suprimida de forma que a história ficou deformada e sem sentido. 


A principal diferença é o período temporal em que as coisas acontecem, bem como a geografia da coisa. 

No livro a história no geral se desenvolve num período de anos, enquanto no filme dá a entender que é em dias. E a batalha não se dá apenas na região de Denver onde está o campo de mineração principal, e sim espalhados por todo o globo terrestre. Outra coisa é que o filme não abrange o livro todo, e sim somente a primeira metade ou no meu caso, o primeiro volume. Então vamos as diferenças entre filme e livro.

Ao contrário que mostra no filme, a vila do herói Jonnie Goodboy no livro está definhando e ele sai de lá a princípio para procurar uma alternativa de lugar o qual pudessem habitar.

No livro, quando Jonnie Goodboy é capturado ele vai pra uma cela ao ar livre sozinho. Não há humanos presos nem fazendo trabalhos forçados como mostra o filme, pois os Psychlos caçaram os humanos remanescentes por esporte e estes estavam praticamente extintos; e o próprio Terl (travolta) nunca tinha visto um.

No livro, no domo Psychlo durante muito tempo só há um humano: Jonnie Goodboy. Ele é instruído pela máquina de ensino Psychlo além de ser treinado pessoalmente por Terl e outro Psychlo chamado Ker (que não é assistente do Terl como mostrado no filme) durante ANOS!

No filme, as batalhas se dão com aeronaves humanas. Isso foi uma grave falha no roteiro, pois depois de 1000 anos que máquina humana sem nenhum tipo de cuidado ou manutenção funcionaria? 


Resposta: nenhuma: A única tecnologia humana que Jonnie Goodboy e os rebelados conseguem recuperar são poucos rifles de assalto, algumas munições, e algum material radioativo. Tudo eles tiveram que recuperar e fabricar.

 No livro, outros humanos foram treinados por Jonnie Goodboy com ajuda do Psychlo Ker e todas as máquinas usadas na batalha, além da maioria das armas são Psychlos e não há uma batalha aérea como mostrada no filme descrita no filme.

No livro os humanos não acham Fort Knox nem entregam ouro em barras para Terl. Também nenhum humano é enviado no teletransporte para Psychlo com uma arma nuclear.

Ao contrário do filme, Terl consegue retornar a Psychlo com o ouro e morre ao chegar lá. No livro ele não termina preso envolto em ouro preso no Fort Knox.

O que o filme nem sequer menciona?

Como disse antes, o filme só abrange metade do livro. 


Na segunda metade é que a trama engrossa. Pelo menos uma dezena de outras raças participam indireta ou diretamente na batalha que acontece na Terra. Além disso o autor vai costurando as pontas e fechando diversos assuntos de forma que o livro tem início, meio e fim, com tudo explicado. É explicado a evolução dos Psychlos e até mesmo porque eles se chamam assim, além de muitas outras coisas. Acredito que se fossem fazer um filme sério sobre o livro, precisaria ser pelo menos uma trilogia a lá Senhor dos Anéis, com filmes de 3 horas de duração cada.

Recomendo a quem quiser ler o livro. É ótimo. Mas tenha em mente que é um livro de 1982 e existem alguns conceitos que são datados hoje!










Fonte : https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/vamos-falar-sobre-filme-a-reconquista.542091/

Nenhum comentário: