8 de julho de 2020

Televisão aberta : Sem Multishow, Chaves continua no SBT, mas dublagens inéditas ficarão "perdidas"




Foto : 
NaTelinha

De saída do Multishow, Chaves e Chapolin ficarão no SBT? Fãs se preocuparam com o destino das séries mexicanas, exibidas há 35 anos no Brasil, após o NaTelinha informar que o canal pago do Grupo Globo já prepara uma "despedida" dos programas ainda em julho.

 A reportagem procurou a alta cúpula do SBT, responsável por renovar a cada três anos o acordo com a rede mexicana Televisa para a exibição de Chaves e Chapolin no Brasil. A resposta deve tranquilizar os admiradores mais desesperados das séries.

"Nosso contrato termina em dezembro e não tenho dúvida de que seguiremos com a parceria", informa o executivo do SBT, sob condição de anonimato.

 Atualmente, a emissora exibe Chaves nas madrugadas de sábado e manhãs de domingo, e também leva ao ar outros programas de Roberto Gómez Bolaños (1929-2014) no Clube do Chaves, aos sábados de manhã. 

Segundo o Multishow, o contrato com a Televisa termina no fim do mês: "Estamos tentando avançar com a negociação para manter a atração no canal, mas ainda não temos garantia da renovação". 

O entrave, apurou o NaTelinha, envolve a rede mexicana e o Grupo Chespirito, administrador do legado de Bolaños. 

O SBT, na opinião da alta cúpula, acredita que o impasse entre as duas "donas" dos produtos no México não atrapalhará o novo acordo para TV aberta, pelo histórico bem-sucedido da parceria com a rede de Silvio Santos - Chaves e Chapolin estrearam na emissora em agosto de 1984.

Dublagens "perdidas"

 A notícia de que as séries deixarão o Multishow espantou os dubladores, que voltaram a dar voz a seus personagens mais famosos a convite do canal pago. 

Foram dublados 39 episódios de Chaves e 96 de Chapolin que nunca tinham ganhado versão brasileira, segundo o Fórum Chaves, fã-clube que colaborou com a emissora do Grupo Globo.

 "Que triste! Era a oportunidade de ter as referências mais confiáveis na cronologia de gravação original! E agora? Quem poderá nos defender?", questionou Sandra Mara Azevedo citando um bordão de Chapolin. "Estou muito triste por saber disso, que pena.

 O Multishow fazia um trabalho muito legal, mas há sempre uma surpresa, vamos esperar os acontecimentos", afirmou Cecília Lemes. 

As duas dublam Chiquinha. "Que coisa desagradável. Para o Multishow vai ser ruim, porque a audiência subiu com Chaves. 

Silvio Santos vai dar pulos de alegria. Vai falar assim: 'Não falei?'", brincou Marta Volpiani, voz de Dona Florinda. 

No total, o Multishow comprou 277 episódios de Chaves e 250 de Chapolin.

 Isso representa todo o acervo distribuído pela Televisa, além de histórias que a rede mexicana não exporta mais, porém ainda são exibidas pelo SBT.

 Dessa forma, o canal pago detinha o conteúdo mais completo dos programas no Brasil. Assim que Chaves e Chapolin saírem do ar no Multishow, as dublagens dos episódios inéditos deverão ficar "perdidas".

 O NaTelinha apurou que os dubladores assinaram exclusivamente com o canal pago, incluindo os direitos conexos. 

Se o SBT, por exemplo, quiser exibir estas histórias em português, deverá negociar com a emissora do Grupo Globo ou produzir nova dublagem. 

"Deve haver algum impedimento para o repasse desse conteúdo a nós", disse o executivo do SBT procurado pela reportagem, que ainda revelou que a emissora tem "absolutamente tudo o que foi produzido até aqui".







Via : https://natelinha.uol.com.br/televisao/2020/07/08/sem-multishow-chaves-continua-no-sbt-mas-dublagens-ineditas-ficarao-perdidas-147561.php

Nenhum comentário: