===(No ar desde 24 de Abril de 2008)===

26 de dezembro de 2021

13 programas da RedeGlobo que foram cancelados por conta da baixa audiência.

 



Foto : Rede Globo


Desde que se tornou a gigante da TV, a Globo já fez alguns programas que não caíram na graça do público, derrubando sua audiência e sendo extintos sem deixar saudade. Os cancelamentos começaram na década de 1980 e continuam acontecendo até hoje, com o recente anúncio da despedida do "Zig Zag Arena", após pouco tempo no ar.

O programa, comandado por Fernanda Gentil, era um game show disputado por duas equipes - compostas por famosos ou anônimos - que competiam no estúdio com uma superestrutura montada nos Estúdios Globo. Além de Gentil na apresentação, "Zig Zag Arena" ainda tinha um narrador e um time de comentaristas.

Mesmo assim, a atração não agradou o público, que também não entendia muito bem como funcionava a dinâmica dele. "Zig Zag Arena" saiu do ar quase um mês antes do previsto e deixou a grade da emissora sem maiores explicações.

O programa de Fernanda Gentil, no entanto, não foi a primeira aposta da emissora que deu errado. Confira outros 12 programas da Globo que fracassaram na audiência e foram cancelados!


1- Programas da Globo que deram errado e foram cancelados

"Bobeou Dançou" (1989)







Foto : Rede Globo

"Bobeou Dançou" era um quadro de sucesso do Xou do Xuxa, o que levou a Globo, em 1989, a lançá-lo como um programa independente, nas tardes de domingo. A aposta contrariou as expectativas e o programa se revelou um fracasso.

Mesmo apresentado pela rainha dos baixinhos e com a presença do grupo de paquitas e paquitos famosos na década de 80, a gincana adolescente, disputada por jovens entre 13 e 17 anos, ficou no ar somente entre julho e dezembro daquele ano.


2- "Casa do Terror" (1995)



Foto : Rede Globo


Um dos programas mais bizarros da história da Globo foi "Casa do Terror", que tentou unir terror e comédia, mas não foi bem sucedido. O formato era para ser exibido aos domingos, em 1995, mas ficou pouquíssimo tempo no ar.

Mesmo com vários programas já gravados, onde eram contadas histórias unindo os gêneros, a Globo optou por tirá-lo do ar, mostrando somente os dois primeiros episódios, que deveriam competir com o "Topa Tudo por Dinheiro", mas foram massacrados pela audiência da atração do SBT.

3-"Divertics" (2013)



Foto : Rede Globo

"Divertics" foi um programa humorístico brasileiro produzido pela Globo que estreou em 8 de dezembro de 2013, substituindo o "Esquenta!" durante as férias, o que se revelou um desastre. Apenas três meses depois, a emissora voltou atrás e tirou a atração do ar.

Isso se deve aos baixos níveis de audiência e críticas feitas pelo público, que considerava o programa de esquetes de humor com fatos do cotidiano "sem graça", sendo possível notar a baixa aceitação já no segundo episódio, quando despencou nos números.

A única exceção foi Leandro Hassum, elogiado por sua forma de fazer humor, que venceu o Melhores do Ano naquela época. Estavam ao lado dele Maria Clara Gueiros, Roberta Rodrigues, Luiz Fernando Guimarães, Marianna Armellini, Rafael Infante, Ellen Roche, David Lucas, Nando Cunha e Hilda Rebello, mãe do Jorge Fernando, envolvido no projeto.


4- "Domingo Bingo" (1983)


Foto : Rede Globo

Criado pela Globo em 1983, "Domingo Bingo" se revelou mais um fracasso, já que a intenção da emissora era combater os sorteios do Baú da Felicidade e tentar segurar o público. O programa ocupou uma faixa grande da programação e era transmitido das 14h30 às 19h.

Apresentada por Paulo Giovanni e Monique Evans, a atração era dividida em 5 etapas, seguindo o mesmo estilo do bingo, como adaptação do matemático Oswald de Souza para um dos jogos de salão mais populares do Brasil.

Ainda que permitisse a participação do público, que mandava cartas, a audiência da atração se revelou péssima, o que levou a Globo a tirar o formato do ar. O tempo de duração foi de 3 a 17 de julho de 1983.


5- "Guerra dos Sexos" (1984)







Foto : Rede Globo


Um ano depois do sucesso da novela "Guerra dos Sexos" (1983), que ganhou remake em 2013, a Globo colocou no ar um programa homônimo nas tardes de domingo, de forma a aproveitar a audiência bem sucedida do público da teledramaturgia.

O derivado foi apresentado pelo narrador esportivo Osmar Santos, em formato de game show, com participação de equipes masculina e feminina, mas não agradou ao público, ficando no ar apenas entre março e dezembro de 1984.


6- "Lazinho com Você" (2017) 



Foto : Rede Globo


"Lazinho com Você", sob comando de Lázaro Ramos, era um programa de variedades, com uma temporada no total, que acabou registrando uma baixa audiência desde a estreia, o que fez com que fosse tirado do ar e nunca mais voltasse.

O público até podia participar, enviando sugestões, ideias para pautas, histórias de pessoas comuns ou cumprindo os desafios propostos, mas nem isso foi suficiente para que se engajasse com a atração, exibida entre dezembro de 2017 e de janeiro de 2018.

A ideia da emissora era ainda de reformular a atração, combatendo os pontos francos, para voltar a exibi-la em algum momento, segundo informações do colunista Flávio Ricco publicadas na época, o que nunca aconteceu.

7- "Norma" (2009)





Foto : Rede Globo


Em 2009, a Globo apostou na série "Norma", estrelada por Denise Fraga, para ocupar a grade de programação aos domingos. O desastre foi tanto que a emissora tirou a produção, em andamento, do ar, sem mostrar nem o final, já que o público aparentemente não estava interessado.

No lugar, foi antecipado o "Domingo Maior", com filmes mais apelativos, de forma a colocar a Globo na briga pela liderança da faixa novamente. A série ficou bem pouco tempo no ar e exibiu um capítulo de despedida em outubro do mesmo ano. Enquanto isso, o "No Limite" bombava em repercussão.

Em comunicado enviado na época, a Globo chegou a dizer que as gravações da série seriam retomadas em algum outro momento, para voltar ao ar em outro dia, horário e reformulada. Após avaliarem bem os números, tudo indica que a produção voltou atrás, já que "Norma" não continuou.

8-"O Dentista Mascarado"  (2013)



Foto : Rede Globo

A serie de televisão "O Dentista Mascarado", que levou ao ar seu primeiro episódio em abril de 2013, foi um dos maiores fracassos de audiência da Globo, sofrendo constantes críticas e quedas nos números, o que resultou no seu cancelamento.

Marcando a estreia de Marcelo Adnet na emissora, a produção, exibida às sextas após o "Globo Repórter", acompanhava um dentista que, durante o dia combatia cáries, mas de noite lutava contra o crime, contando com aliados para ajudá-lo a equilibrar a vida dupla, onde não param de surgir reviravoltas.

Foram 12 episódios no total. Além de Adnet, estavam no elenco Leandro Hassum, Taís Araujo e Helena Fernandes. Na época, o diretor José Alvarenga Jr. jogou a culpa nos paulistas, que não consumiram a série: "Faz parte do jogo, estamos felizes porque arriscamos".

9-"Radical Chic"  (1994)





Foto : Rede Globo

Mais um programa criado na década de 90, em 1993, "Radical Chic" foi inspirado na personagem criada pelo cartunista Miguel Paiva, interpretada por Andrea Beltrão quando a atração foi ao ar nas telinhas, transmitida semanalmente na faixa das 17h.

Misturando humor com game show, Andrea surgia em várias esquetes, de onde eram tiradas perguntas para a próxima etapa do jogo, disputado por jovens do Ensino Médio ou universitários, com equipes separadas por sexo. A equipe vencedora ganhava dinheiro.

Ainda que a premissa fosse atrativa, a audiência se revelou baixa perto de outros formatos da época, o que levou a Globo a tirar a atração do ar, com 6 meses. O programa também sofreu críticas por abordar assuntos de cunho sexual com menores.

10- "Se Joga" (2019)







Foto : Rede Globo

O mais recente dessa lista, com exceção do "Zig Zag Arena", "Se Joga" foi o substituto do extinto "Vídeo Show", em 2019. Desde a estreia, o programa, apresentado por Fernanda Gentil, Fabiana Karla e Érico Brás, foi alvo de críticas nas redes sociais.

Perdendo constantemente no Ibope para a Record, o programa saiu do ar em 2020, por causa da pandemia de Covid-19, voltando em março de 2021, com um novo formato e horário, o que também não deu muito certo. Em agosto, foi extinto de vez da programação.

Exibido nas tardes de segunda à sexta-feira, o programa foi considerado morno, ainda que tentasse fazer graça com alguns famosos, convidados para gincanas e outras dinâmicas, o que não foi suficiente para prender o público.

11- "Sociedade Anônima" (2001)








Foto : Rede Globo

"Sociedade Anônima" foi mais uma tentativa de driblar a audiência do "Topa Tudo por Dinheiro" aos domingos. A Globo contratou Cazé Peçanha, da MTV, para desenvolver o programa humorístico e tentar retomar a liderança.

A atração mostrava personagens comuns da sociedade e tinha até um show de calouros. Uma vez no ar, despencou ainda mais a audiência da Globo, sendo exibida somente dois meses, entre abril e maio de 2001.

12- "Tomara Que Caia" (2015) 




Foto : Rede Globo

Em julho de 2015, "Tomara Que Caia" foi lançada pela Globo devido ao sucesso de "Sai de Baixo", mas, mesmo com um ótimo elenco, que incluía Os Barbixas, Heloísa Perissé, Eri Johnson e Marcelo Serrado, a atração não agradou o público e nem a crítica.

As únicas oscilações positivas na audiência aconteciam quando algum convidado ia ao programa, mistura de humorístico popular e game show, com interação do público através de votação e improviso do elenco, onde famosos disputavam quem atuava melhor.

Até ser, de fato, cancelado pela Globo, o programa, exibido nas noites de domingo, sempre perdia em audiência para a Record, o que levou a gigante da TV a tirá-lo do ar após o último episódio, em 1 de novembro, também de 2015.

Bonus - " Ponto a Ponto "




Foto : Rede Globo

Ponto a Ponto foi um programa de televisão brasileiro do gênero game show,produzido e exibido pela Rede Globo entre 31 de março a 4 de agosto de 1996. Foi uma versão do programa italiano Il Grande gioco dell'oca, e era exibido nas tardes de domingo. O programa era presentado por Ana FurtadoDanielle Winits e Márcio Garcia.

Participavam quatro casais de estudantes representando diferentes escolas, acompanhados de suas respectivas torcidas, com o objetivo de acumular o maior número de pontos. As brincadeiras consistiam em passar por compartimentos contendo cobras, rãs e ratos, praticar tiro ao alvo, subir em pau-de-sebo, escalar paredes e driblar jatos d’água e bolas de fogo. Aqueles que realizassem primeiro as cinco tarefas, divididas pelos respectivos blocos do programa, levavam o prêmio: o equivalente em dinheiro à pontuação alcançada. A dupla vencedora voltava no domingo seguinte. Atingindo 30 mil pontos, cada participante da dupla ganhava um carro zero quilômetro.

O programa tentava bater a audiência do Domingo Legal  e  Fórmula Mundial (Cart) no SBT, e tinha provas de gosto duvidoso, como depilação, auto flagelação, strip tease, entre outras, que expunham seus participantes a situações vexatórias.

Em maio de 1996, os irmãos adolescentes Felipe e Gustavo Boch, moradores de Porto Alegre, RS, faleceram devido a uma tentativa de reproduzir uma das "brincadeiras" do programa, que consistia em empurrar uma bola flamejante. Segundo a reportagem do Jornal do Brasil em 18 de maio, os irmãos costumavam assistir o programa, e jogavam futebol com os amigos, com a bola pegando fogo. Em uma segunda feira, o álcool acabou, e eles foram à garagem buscar mais combustível, e acabaram manipulando toneis de thinner e houve a explosão fatal, que vitimou Felipe que teve 80% do corpo queimado, e alguns dias depois Gustavo, que também havia ficado muito ferido.

Depois do lamentável fato, a Globo cancelou o programa, temendo que novos acidentes acontecessem. Seu último episódio foi ao ar em 4 de agosto de 1996.



Via :https://www.vix.com/pt/tv/604573/13-programas-da-globo-que-foram-cancelados-por-conta-da-baixa-audiencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário