27 de março de 2022

Guerra na Ucrânia também causou a destruição do Museu Europeu Mariupol dos Videogames.




Foto : Gizmodo


À medida que a guerra na Ucrânia continua, ficamos sabendo que o Mariupol Computer Europe Museum (MCEM), um museu grande e antigo privado dedicado a história dos computadores e videogames, foi totalmente destruído.

O grande Museu, localizado na cidade de mesmo nome no sudeste da Ucrânia, com vista para o Mar de Azov, foi destruído por um bombardeio russo no início desta semana. Embora a perda não se compare aos milhares de mortos e feridos causados ​​pela invasão, ainda é lamentável saber da destruição de mais de 1.000 PCs, consoles e tecnologias retrô pertencentes aos anos 1950 e início dos anos 2000.

Peças mais interessantes incluíam os produzidos na época no Bloco Soviético, que se revelaram muito diferentes dos objetos que conhecemos no Ocidente no último meio século. O museu também carregava diversos artigos, notícias e conhecimentos iniciais sobre a indústria de videogames em geral, materiais bastante raros e que eram de extremo cultural valor na Europa.


O museu era dirigido por Dmitry Cherapanov, que felizmente não estava envolvido no atentado e no momento se mostra seguro, o que é o mais importante.



"O Museu Europeu de Computação em Mariupol se foi", escreveu Cherapanov.

“Tudo o que restou do meu acervo reunido ao longo de 15 anos agora não passa de fragmentos de memórias nesta página, no site e na rádio do museu.”

Como se isso não bastasse, o homem também perdeu sua casa, que ficava nas redondezas da cidade, vizinho ao Museu. 





Foto : Gizmodo

No vídeo abaixo você pode admirar o Mariupol Computer Europe Museum como era em 2019, quando foi visitado pela Gizmodo:











Nenhum comentário: