Foto : BBC
No domingo, 18 de junho de 2023, um submarino de turismo desapareceu durante um mergulho no local do naufrágio do Titanic. O submarino é capaz de transportar até 5 pessoas a bordo. David Pogue, jornalista da CBS, que havia estado a bordo do submarino no ano anterior, afirmou que é impossível para os ocupantes escaparem sem assistência externa. Ele ressaltou que localizar o submarino a tempo é um desafio para as equipes de resgate.
Durante uma entrevista à BBC, Pogue explicou que os passageiros ficam "confinados" na cápsula principal, que é selada por vários parafusos externos e requer a intervenção de uma equipe externa para a sua abertura. Ele mencionou que a embarcação possui sete mecanismos diferentes para possibilitar a sua subida à superfície. Para o repórter, é "extremamente alarmante" que, até onde se sabe, nenhum desses mecanismos tenha funcionado.
"Não existe plano B, não há cápsula de fuga", afirmou. "É emergir ou perecer".
Agravando ainda mais a situação, é importante mencionar que, submerso, o submarino enfrenta a impossibilidade de utilizar GPS e rádio para comunicação. Isso significa que não há meios de estabelecer contato com a embarcação nessas circunstâncias.
"Quando o navio de apoio está diretamente acima do submarino, é possível enviar mensagens de texto curtas entre eles. No entanto, claramente, essas mensagens não estão sendo respondidas agora", afirmou Pogue.
O repórter relembrou que, durante a expedição na qual ele participou no ano anterior, o submarino ficou perdido por cerca de três horas. Ele admitiu que sentiu apreensão ao embarcar no submarino, uma vez que alguns dos componentes pareciam "um tanto improvisados".
"O submarino é pilotado com um controle de videogame Xbox, e parte do lastro eram tubos de construção descartados."
Foto : BBC
As equipes de resgate estão em uma corrida contra o tempo para localizar o submarino desaparecido. De acordo com a Guarda Costeira dos EUA, o submarino normalmente possui suprimento de oxigênio para cerca de quatro dias, considerando a tripulação de cinco pessoas.
Autoridades relataram que agências governamentais, as marinhas dos EUA e do Canadá, e empresas comerciais marítimas estão colaborando na operação de resgate.
Os destroços do Titanic, que o submarino pretendia visitar, estão localizados aproximadamente 700 km ao sul de St. John's, Newfoundland, no Canadá. No entanto, a coordenação da operação de resgate está sendo realizada a partir de Boston, Massachusetts, nos EUA.
A família do bilionário e explorador britânico Hamish Harding confirmou que ele está entre os passageiros a bordo do submarino.
Infelizmente, há o temor de que os corpos dos tripulantes do submarino Titan possam permanecer no fundo do mar para sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário