===(No ar desde 24 de Abril de 2008)===

20 de julho de 2023

A União Europeia vai exigir que todos os consoles portáteis tenham baterias removíveis a partir de 2027

 



Foto : nexperts


Uma nova lei aprovada pela União Europeia (UE) exigirá que dispositivos portáteis, como celulares e consoles "de bolso", tenham fácil acesso à bateria. A ideia é que usuários possam ter maior facilidade para substituir a peça, essencial para o funcionamento de aparelhos deste tipo.

A nova regra só deve afetar dispositivos fabricados a partir do ano de 2027. Ou seja, caso a Nintendo realmente lance um sucessor para o Switch antes disso, o console não será enquadrado no texto, podendo manter o mesmo padrão do console atual — cuja bateria fica trancada na carcaça do aparelho.

O mesmo vale para outras fabricantes de hardware, como a Valve com o Steam Deck e a Asus, com a linha ROG Ally, caso lancem sucessores de seus computadores de bolso. Novos modelos de smartphones e tablets também devem se enquadrar na nova lei quando fabricados a partir de 2027. Hoje, estes dispositivos não dão ao usuário fácil acesso à bateria, geralmente sendo necessários os serviços de empresas autorizadas que cobram para fazer a troca.

A medida é um passo positivo para a proteção ambiental. O descarte de baterias não recicladas pode causar poluição do ar e da água, e pode também liberar produtos químicos nocivos no meio ambiente. Ao tornar mais fácil para os usuários substituir as baterias, a nova lei da UE ajudará a reduzir a quantidade de baterias que são descartadas incorretamente.

A medida também é um passo positivo para os consumidores. Atualmente, é difícil e caro para os usuários substituir as baterias de seus dispositivos portáteis. Com a nova lei, os usuários poderão substituir as baterias por conta própria, o que economizará dinheiro e reduzirá o desperdício.

A nova lei da UE é um passo importante para a proteção ambiental e para os consumidores. A medida ajudará a reduzir a quantidade de baterias que são descartadas incorretamente e economizará dinheiro para os usuários.

Objetivo da nova lei

A União Europeia (UE) aprovou uma nova lei que exige que todos os dispositivos portáteis, como smartphones, tablets e consoles de jogos portáteis, tenham baterias removíveis. A nova lei entrará em vigor em 2027.

O objetivo da nova lei é tornar mais fácil para os consumidores reciclar suas baterias e reduzir o impacto ambiental dos dispositivos eletrônicos. Atualmente, a maioria dos dispositivos portáteis não possui baterias removíveis, o que dificulta o descarte adequado das baterias quando elas estão velhas ou danificadas.

A nova lei exigirá que todos os dispositivos portáteis tenham baterias removíveis que possam ser facilmente substituídas pelo consumidor. Isso tornará mais fácil para os consumidores reciclar as baterias e prolongar a vida útil de seus dispositivos portáteis.

A nova lei da UE é um passo positivo para a proteção ambiental e para os consumidores. A medida ajudará a reduzir a quantidade de baterias que são descartadas incorretamente e economizará dinheiro para os usuários.

O desenvolvedor do Steam Deck, Pierre-Loup Griffais, reconheceu que a bateria do dispositivo é um dos seus principais problemas. Ele deu a entender que uma versão melhorada ou um sucessor do Steam Deck pode estar a caminho. Se for o caso, dependendo de sua janela de lançamento, a possível revisão ou nova versão do PC de bolso pode precisar se adequar à nova lei.

A nova lei da UE é um passo positivo para a sustentabilidade e a proteção ambiental. A medida ajudará a reduzir a quantidade de baterias que são descartadas incorretamente e economizará dinheiro para os consumidores.







Via :https://www.tecmundo.com.br/voxel/266440-consoles-portateis-devem-ter-bateria-removivel-partir-2027-exige-lei.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário