Foto : Disney
A ficção é uma metáfora da realidade e gêneros como a ficção científica e a fantasia servem para falar, de uma forma mais espetacular e atrativa, sobre os problemas do nosso mundo. Um exemplo claro disso é Star Wars.
Não é nenhum segredo que Star Wars, assim como outras histórias, como The Handmaid's Tale, de Margaret Atwood, é inspirada na realidade. George Lucas, criador da franquia, confirmou que a primeira trilogia é inspirada na Guerra do Vietnã e nas democracias se tornando ditaduras. Já para os prelúdios, o autor se inspirou nos conflitos que resultaram na Guerra Civil nos Estados Unidos.
Seja como for, o núcleo de Star Wars sempre foi o eterno confronto entre Império e República. Ambos os extremos têm passado o poder um para o outro em cada fase da franquia. Certamente você já imaginou o que escolheria nesse universo. Pois bem, o jogo para mobile Star Wars Commander, lançado em 2014, foi baseado justamente nisso.
Quando o jogo atingiu cinco milhões de usuários, os desenvolvedores comemoraram o sucesso compartilhando um mapa com uma divisão de países. O sul do mundo, em sua maioria, opta pelos Rebeldes. E o norte fica com o Império.
Países como Estados Unidos, Canadá, Rússia e Japão estão marcados em azul, a cor do Império. Já África e América Latina (incluindo o Brasil!), está em laranja, cor da República. Se olharmos de perto, a Europa está dividida. Enquanto a Espanha, quase toda a França e a Itália se juntam aos Rebeldes, a Alemanha e o Reino Unido juntam-se ao Império.
Nenhum comentário:
Postar um comentário