Foto : Ilta-Sanomat
O quadrinhista Keno Don Rosa postou no Facebook a informação de que duas HQs Disney de sua autoria estão banidas de futuras republicações da casa do camundongo. Uma decisão que segundo a publicação pegou o autor de surpresa:
“Como parte de seu compromisso contínuo com a diversidade e inclusão, a The Walt Disney Company está em processo de revisão de sua biblioteca de histórias. Como resultado disso, algumas histórias que não se alinham aos seus valores deixarão de ser publicadas. Isso vale para duas de suas HQs clássicas, O pato mais rico do mundo e Uma vida de sonho. Elas não mais farão parte de nenhuma reimpressão ou novas coleções”.
As histórias banidas fazem parte de A Saga do Tio Patinhas, que narra a trajetória de vida do pato quaquilionário. Aparentemente a história possuí um personagem racista chamado Corongo (ou Zumba), um morto-vivo africano criado em 1949 por Cal Barks que foi utilizado por Don Rosa.
A história O pato mais rico do mundo saiu duas vezes no Brasil nos últimos anos: no encadernado em capa dura A Saga do Tio Patinhas (Editora Abril, 2015) e Biblioteca Don Rosa – Volume 5 – O pato mais rico do mundo (Editora Abril, em 2018, e Panini, em 2021). Já Uma vida de sonho foi publicada em Biblioteca Don Rosa – Volume 10 – Uma carta de casa (Panini, 2020).
Com a notícia A Saga do Tio Patinhas sem dúvidas vai se tornar um item de maior valor para os colecionadores.
Via :Disney bane A Saga do Tio Patinhas, de Don Rosa | Quadrinhos Ambrosia
Nenhum comentário:
Postar um comentário