Foto : SNK
"É fascinante pensar na evolução dos videogames, especialmente nos lançamentos mundiais simultâneos e na colaboração entre várias equipes de localização, algo que certamente não era comum no passado.
Matt McMuscles recentemente apresentou uma retrospectiva da história peculiar da SNK em relação à localização de seus jogos, destacando erros engraçados e gafes que perduraram muito mais do que em outras empresas contemporâneas, como Capcom e Namco na mesma época.
No novo vídeo de Matt, após uma breve introdução, não é a riqueza de jogos de luta da SNK que recebe destaque inicial, mas sim Ikari Warriors, onde se encontra a icônica frase "Congraturations! Você tranquilizou o coronel Cook..."
Esses incidentes foram transportados para Fatal Fury e Art of Fighting, com suas próprias pérolas, como "Holy Cow! Você atrapalhou meu plano de novo" e o desajeitado "Eu sou mulher, sinta meu chute e gema!"
Apesar de a primeira aventura de Terry Bogard supostamente ocorrer nos anos 80, estranhamente o texto afirma que Geese morre em 1919.
Muitos desses problemas provavelmente se devem ao fato de que os membros da equipe japonesa tinham, no máximo, algumas aulas de inglês na escola anos atrás. A partir de cerca de 1993, parece que a SNK passou a contar mais com sua filial norte-americana para as localizações, embora isso tenha introduzido suas próprias peculiaridades memoráveis.
Fatal Fury Special foi um caso notável, incluindo diversas linhas que certamente não estavam presentes no roteiro original, como "Wubba Wubba. Tô no rosa hoje" e muitas outras mencionadas por Matt.
Essa questão se estendeu para muitos outros títulos, como The Last Blade 2, The King of Fighters, Samurai Shodown, SNK vs. Capcom e até Garou: Mark of the Wolves, e, de forma menos surpreendente, SVC: Chaos.
Recomenda-se assistir ao vídeo completo de Matt McMuscles para entender a profundidade desses problemas de tradução e as possíveis razões por trás deles, pois certamente vale a pena essa exploração."
Via : https://www.eventhubs.com/news/2023/dec/08/snk-translation-long-weird-history/
Nenhum comentário:
Postar um comentário