===(No ar desde 24 de Abril de 2008)===

4 de dezembro de 2024

Sony comemora 30 anos da PlayStation .

 



Foto : Sony


O PlayStation completou três décadas de vida

PlayStation 1 vendeu 102.000.000 unidades até 2006, ano em que sua produção foi encerrada. 

O console foi apresentado mundialmente em 3 de dezembro de 1994, sendo lançado primeiramente no Japão. 

Posteriormente, foi oficializado em 9 de setembro de 1995 na América do Norte, e na Europa em 29 de setembro de 1995. 

No Brasil, o PlayStation 1 não foi vendido oficialmente pela Sony na época, e os interessados tinham que recorrer a importação para tê-lo.

Confira algumas curiosidades na história do icônico console da Sony que talvez você não sabia.

Parcerias com a Nintendo? Entenda…

Após uma série de parcerias com a Nintendo, que tinha amplo domínio no mercado no fim dos anos 1980, a Sony começou a desenvolver um console híbrido. O aparelho seria capaz de rodar tanto jogos de Super Nintendo em cartuchos quanto em um novo formato de CD-ROM.


"A Sony não tinha muito interesse em desenvolver um brinquedo , como os videogames eram vistos na época. O Ken Kutaragi [hoje considerado pai do PlayStation] brigou muito dentro da empresa para que ela entrasse nesse mercado", diz Fernando Tomaselli, professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas). "A Sony não foi avisada com antecedência pela Nintendo, ficou sabendo meio que por terceiros do fim da parceria. Aí o pessoal na época ficou bem mordido com isso e deu sinal verde para o Kutaragi desenvolver o console."


A grande novidade do aparelho idealizado por Kutaragi era a utilização de CDs como mídia para os jogos, em vez dos cartuchos. Além de serem mais baratos para produzir, eles tinham uma capacidade de armazenamento muito maior do que os chips da época, o que possibilitava o desenvolvimento de jogos maiores e com gráficos 3D que se tornaram o padrão da indústria.


"Quando o PlayStation chega com aquele disco com 600 e tantos megas, liberou a criatividade de todo mundo", disse Tomaselli.





Pirataria alavancou sucesso


De acordo com a própria Sony, o PlayStation 1 não foi vendido oficialmente no Brasil devido a pirataria, além de disputas judiciais envolvendo os direitos do nome “PlayStation”. Apesar do embate, houve o lado “obscuro” do sucesso do PS1 em solos brasileiros. 


O sucesso se estendeu para além dos interesses da própria Sony. Graças ao mercado cinza de importação e à pirataria de jogos, a marca fez um imenso sucesso, chegando a virar sinônimo de videogame para muitas pessoas.


"A pirataria era a forma que nós brasileiros tínhamos de jogar os títulos que não vinham para o Brasil. A popularização dos games também aconteceu muito por conta disso", afirma Guilherme Camargo, coordenador da pós-graduação de game business na ESPM. "O jeito Brasil de conseguir ter acesso a um produto que não está disponível é burlar o sistema."


A adoção da mídia em CD-ROMs foi um dos facilitadores para a pirataria. Ainda que existissem cartuchos piratas de jogos de videogame, a facilidade para gravar CDs, tão importante para diminuir os custos de produção da indústria, também abriu portas para a cópia em massa de jogos eletrônicos.


Inovações de destaque


Uma das inovações de destaque da Sony em seu videogame PlayStation foi o controle, que apresentava ao mundo os tradicionais ícones triângulo, bola, x e quadrado. Matando a curiosidade de muitos sobre o que significa cada desenho, Teiyu Goto, designer do console, explicou os esboços: “Queríamos algo simples de lembrar, e foi por isso que optamos por símbolos ou ícones. Tive imediatamente a ideia da combinação triângulo, círculo, X, e quadrado. Dei a cada símbolo um significado e cor," disse Goto à Famitsu em 2010.


O triângulo faz referência ao ponto de vista e a direção de onde o jogador quer chegar. Já o quadrado significa um pedaço de papel, correspondendo aos documentos e menus. O círculo (ou bola) e o X refletem as decisões, “sim” e “não”, respectivamente; por este motivo suas cores são vermelho e azul, contrastantes uma da outra.




Controle Dual Analog





Em abril de 1997, a primeira variação do joystick do PS1. De acordo com a empresa, “três anos depois, os polegares assumiram o controle com a introdução dos dois controles analógicos, proporcionando um grau superior de movimentação em mundos 3D.”



Logo em seguida, em novembro de 1997, o design do controle mudou. “[O item] passou a contar com dois motores de vibração, além de controles analógicos com empunhaduras de borracha e hastes mais longas para melhorar o controle”, informou a Sony. Os controles do PlayStation passaram a ter mais botões em relação aos outros exemplares do mercado gamer naquela época, sendo um diferencial durante a jogatina.


Memory Card (cartão de memória)



Já que a mídia em CD-ROM permitia apenas a leitura de informações, impedindo a gravação de dados, a Sony então decidiu criar o Memory Card, o cartão de memória. Um item externo de armazenamento de dados com 8mb de memória para os jogadores salvarem seus progressos. Ao longo desses 30 anos de história, o formato passou de cartão de memória para disco rígido. E agora, mais recentemente para a nova geração, no PlayStation 5, o SSD (Unidade de Estado Sólido, que utiliza memória flash para guardar dados de forma mais rápida, segura e resistente).


2D para 3D




“O lançamento do console PlayStation apresentou aos jogadores uma nova dimensão de jogos. A experiência 2D tradicional deu lugar à renderização em tempo real de mundos 3D mais complexos, que ultrapassaram os limites do que era então possível para os videogames domésticos”, explicou a PlayStation.


Com um CPU de 32 bits, o PS1 era capaz de processar 16.700.000 cores, com a capacidade gráfica de gerar até 360.000 polígonos por segundo, proporcionando maior imersão nos jogos.


Os jogos exclusivos


Como ainda estava estreando no mercado de videogames, a Sony cobrava uma taxa de menor valor para as empresas poderem lançar suas franquias no PlayStation. Outro ponto de destaque neste tema é a mídia de maior capacidade do console, um diferencial para que as grandes companhias escolhessem o PS1. Nisso, nomes como KonamiCapcom e outras criaram títulos como Metal Gear SolidResident Evil e Final Fantasy VII destinados ao videogame.


Com o sucesso imediato desses jogos na virada do 2D para o 3D, impressionando o público e a crítica, a Sony então decidiu apostar em jogos exclusivos para o PlayStation. Onde então nasceram franquias como os clássicos Crash BandicootSpyro The Dragon e o Gran Turismo, estabelecendo o nome PS entre os destaques no mundo dos games.


Sony agradece pelos 30 anos do PlayStation


“Nas últimas três décadas, compartilhamos uma jornada incrível, construindo histórias e moldando experiências juntos. Ao longo do caminho, encontramos aventura, risadas e memórias duradouras que vão muito além de qualquer momento. Criamos novas amizades e redefinimos o que são os jogos. Obrigado por fazerem parte dessa jornada - não poderíamos ter feito isso sem vocês”, disse a Sony em comunicado.





Via : https://www.otempo.com.br/tecnologia-e-games/2024/12/3/playstation-completa-30-anos--veja-curiosidades-na-historia-do-c

Nenhum comentário:

Postar um comentário