===(No ar desde 24 de Abril de 2008)===

8 de janeiro de 2025

Chip de 8nm da Samsung pode ser uma estratégia de redução de custo Nintendo Switch 2, aponta Digital Foundry




 Foto : Digital Foundry


Ainda hoje (segunda-feira, 06) a Digital Foundry, em seu episódio semanal de podcast, comentou sobre o potencial vazamento da placa mãe do Nintendo Switch 2. Eles argumentam que há a probabilidade muito grade do chip ser de 8nm de fabricação da Samsung, o que gera preocupações de eficiência. No entanto, ainda precisamos ver como a NVIDIA e A Nintendo adaptaram o hardware para o híbrido.

As informações vazadas sobre a possível arquitetura do Nintendo Switch 2 indicam que o console pode ser alimentado por um chip T239, fabricado pela Samsung em um processo de 8nm.

Motivos para escolha do processo de 8nm da Samsung para o Nintendo Switch 2

O chip T239, desenvolvido pela NVIDIA, deriva da arquitetura Ampere, originalmente projetada para processos de 8nm.

Um dos principais argumentos para imaginar que os chips de 8nm da Samsung seriam usados no Switch 2 é justamente que adaptações para tecnologias mais avançadas, como 5nm ou 4nm, exigiriam bastante investimento para a portabilidade para Ampere, o que implicaria custos e tempos adicionais de desenvolvimento.

No momento, não há nenhuma garantia de que seja realmente Samsung 8nm, mas as evidências estão mais voltadas para isso. Houve algumas conjecturas de que possivelmente seja Samsung 5nm, o que, você sabe, não pode ser descartado. Mas, novamente, por que você portaria o Ampere para isso? É um pouco estranho.

Ou seja, se eles quisessem migrar para 4nm, faria mais sentido se a NVIDIA optasse pela arquitetura Lovelace, que já foi projetada para esse processo de fabricação sem depender de um processo complexo de portabilidade.

Switch 2 placa mãe
Imagem: MHN1994/Reddit

A escolha do 8nm parece se alinhar com a abordagem da Nintendo de priorizar soluções econômicas e estáveis para hardware. O processo de 8nm da Samsung tem custo reduzido, em parte por sua menor popularidade e pela baixa demanda atual, o que o torna acessível para projetos de grande escala como o Switch 2.

Potenciais impactos no desempenho e na bateria

Embora o processo de 8nm não seja conhecido por sua eficiência energética, há fatores que podem mitigar os possíveis impactos negativos.

Nintendo Switch 2 placa mãe
Imagem: MHN1994/Reddit

Comparações preliminares indicam que o T239 pode oferecer melhor desempenho térmico e consumo de energia em relação ao T234, no qual ele é baseado. Isso porque o T239 é menor foi provavelmente otimizado para usos diferentes dos chips originais.

Minhas fontes dizem que, embora o T239 tenha sido criado como um desdobramento do T234, eles foram projetados por equipes separadas e praticamente a única coisa que eles têm em comum é a arquitetura Ampere. A CPU é diferente. Há um bloco de descompressão de arquivos para o console, que é necessário para o carregamento rápido e o gerenciamento rápido de ativos. Portanto, é de fato um produto muito diferente. Não é realmente um T234 reduzido. E se ele foi projetado do zero para o processo de 8 nanômetros, é preciso entender que os engenheiros da NVIDIA provavelmente sabem o que estão fazendo. Eles teriam projetado o produto para esse processo. Eles teriam objetivos específicos de eficiência energética em mente.

Ainda vale destacar que, mesmo com limitações de eficiência, o Switch 2 pode se beneficiar de recursos exclusivos proporcionados pelo uso da tecnologia NVIDIA. O suporte ao DLSS (Deep Learning Super Sampling) é uma dessas vantagens.









Via : https://www.adrenaline.com.br/games/nintendo/nintendo-switch-2-chip-de-8nm-da-samsung-pode-ser-uma-estrategia-de-reducao-de-custo-aponta-digital-foundry/

Nenhum comentário:

Postar um comentário