Foto : Studio Ghibli
Recentemente, uma polêmica surgiu nas redes sociais quando um documento falso supostamente do Studio Ghibli começou a circular, acusando um aplicativo de geração de imagens de IA de infringir seus direitos autorais.
Assim, o suposto aviso dizia que o aplicativo, que transforma fotos em ilustrações no estilo do Studio Ghibli, teria que ser removido sob ameaça de ação legal. No entanto, a Ghibli negou completamente esse aviso, esclarecendo que não havia emitido tal carta.
Suposta carta do Ghibli Studio

Em suma, a história começou quando muitos usuários começaram a compartilhar imagens geradas por IA que imitavam o estilo de animação à mão livre pelo qual o Studio Ghibli é tão famoso. Desse modo, a tendência explodiu ainda mais depois que a OpenAI anunciou que havia integrado novos recursos de geração de imagens em sua plataforma ChatGPT, permitindo que os usuários criassem facilmente artes estilizadas que imitam o estilo visual do Ghibli.
Por outro lado, em 26 de março, um usuário do X (anteriormente conhecido como Twitter) postou sobre o lançamento de um aplicativo que transforma qualquer foto em uma ilustração no estilo Ghibli. Mas no dia seguinte, o mesmo usuário compartilhou uma imagem do que ele alegou ser uma carta de advertência oficial do Studio Ghibli, alegando que o aplicativo violava os direitos autorais do estúdio e que medidas legais seriam tomadas se ele não fosse removido.
Fake News se espalhando na internet
Consequentemente, esse “aviso” se espalhou rapidamente pelas redes sociais, e vários veículos de comunicação, incluindo a NHK, começaram a noticiar que o estúdio havia intervindo formalmente. No entanto, quando a NHK contatou o Ghibli, o estúdio negou categoricamente ter emitido a carta. ” Não emitimos nenhuma carta de advertência“, disseram eles, chamando o documento de falsificação.
Embora o estúdio tenha negado o incidente, ele não comentou se tomará alguma medida! Essa relação ao uso não autorizado de seu estilo visual em conteúdo gerado por IA ainda pode gerar polemica futuramente.
Por enquanto, parece que todo esse mal-entendido foi apenas um caso de desinformação viral. Assim, embora continue sendo um sinal de crescentes preocupações com direitos autorais na era da inteligência artificial.
Via : https://animenew.com.br/nao-o-ghibli-nao-reclamou-das-suas-imagens-de-ia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário