===(No ar desde 24 de Abril de 2008)===

6 de janeiro de 2026

Após 32 anos, é encontrado o protótipo perdido de Pit Fighter II para Mega Drive.

 



Foto : Tengen / Atari Games


Tradicionalmente, a comunidade dedicada a jogos cancelados costuma guardar materiais preservados por décadas para, finalmente, liberá-los em datas comemorativas, para a felicidade e apreciação dos entusiastas mais pacientes.

Essa referência remete diretamente às estratégias das distribuidoras durante a dourada guerra dos consoles entre SEGA e Nintendo. O ano de 1993, em especial, teve um Natal icônico. 



Foto : Tengen / Atari Games

Coincidentemente, um título originalmente datado de 1993 chegou justamente neste Natal de 2025.




Com o apoio do grupo VGHF, fundado em 2017, o site Hidden Palace anunciou recentemente uma descoberta importante: Pit Fighter II.

Trata-se da lendária continuação do clássico dos arcades de 1990, que recebeu uma adaptação icônica e bem-avaliada para o Mega Drive.

A cópia da ROM encontrada data de 5 de abril de 1993, período em que revistas especializadas publicavam matérias com fotos exclusivas e bastante aguardadas do jogo.

Com base nas notícias da época, acreditava-se que Pit Fighter II seria lançado como um título exclusivo para o Mega Drive. No entanto, outras fontes — como a revista Mean Machines nº 22 — apontavam que o jogo, na verdade, seria lançado para o SEGA CD (o acessório de CD-ROM do Mega Drive). Essa informação surgiu durante uma cobertura especial da CES.

A Atari Games, nome marcante no mercado de consoles e arcades, também foi pioneira ao lançar um título de luta revolucionário no campo dos gráficos digitalizados, ainda na era pré-Street Fighter II e Mortal Kombat.

Lançado originalmente pela Atari Games para os arcades e posteriormente reprogramado e distribuído pela Tengen para os consoles domésticos, Pit Fighter II repetiria a dobradinha do primeiro jogo.

Desta vez, a programação ficou a cargo da Polygames, com produção da Tengen, apresentando novos personagens e novos cenários.

O jogo também estabelece uma conexão interessante com Guardians of the Hood, a obscura sequência de Pit Fighter lançada para os arcades em 1992, reunindo assim duas gerações da franquia.



Os Desafiantes







Foto : Tengen / Atari Games

O trio original retorna, agora como discípulos ou sucessores, mas ainda presentes: Buzz, Ty e Kato.



Foto : Tengen / Atari Games


Além deles, o elenco passa a contar com mais quatro personagens: Conner, Chief, Javier e Tanya.

Curiosamente, na tela de seleção, os novos personagens aparecem em destaque, sendo Conner o primeiro da lista.




CONNER

 Foto : Tengen / Atari Games

Campeão de karatê, prometido como o “novo Buzz” da geração 93. Possui força e agilidade moderadas.




CHIEF

 Foto : Tengen / Atari Games

Ex-guarda-costas. O peso-pesado do grupo foi pensado como uma novidade, trazendo uma jogabilidade inédita, ao estilo Haggar, de Final Fight.



JAVIER

 Foto : Tengen / Atari Games

Ex-militar. Funciona como o “Ty de 93”, com chutes longos e bom alcance.



TANYA

 Foto : Tengen / Atari Games

“Rainha da bicicleta”. Seguindo a tendência das heroínas elegantes, é a personagem mais ágil do grupo, embora tenha a fragilidade como desvantagem.

Novos Cenários


O roteiro de Pit Fighter II permanece desconhecido.
No entanto, pelos cenários apresentados, percebe-se que o torneio de lutas estaria deixando de ser um evento clandestino e passando a se tornar algo cada vez mais popular, com campanhas ampliadas nas ruas e em locais pouco convencionais para combates.

BOATE



 Foto : Tengen / Atari Games

Uma modelo seminua realiza pole dance ao fundo do cenário. Inusitado para um jogo da era de prata dos jogos de luta, em um período em que discussões sobre classificação indicativa ainda eram novidade nos videogames.

RUAS



 Foto : Tengen / Atari Games

Cenário clássico de ação, com brigas de gangues, que remete diretamente a Guardians of the Hood.

PARQUE



 Foto : Tengen / Atari Games

Local de eventos, com a entrada de uma casa de diversões visível ao fundo.

ESTÚDIO



 Foto : Tengen / Atari Games

Dois personagens brigam em primeiro plano enquanto, ao fundo, uma modelo faz uma pose provocativa acompanhada de uma piscadela.

ACADEMIA




 Foto : Tengen / Atari Games

Pit Fighter sempre foi associado pela imprensa especializada de 1990 ao filme O Grande Dragão Branco. A presença deste cenário na sequência para 16 bits deixa essa inspiração clara: uma área de competição com tatame, no estilo de jogos e filmes de artes marciais.

Diferenças




 Foto : Tengen / Atari Games

Em Guardians of the Hood, o cenário Estúdio lembra uma mistura de teatro com cinema, exibindo sombras dos personagens ao fundo.



 Foto : Tengen / Atari Games

Também em Guardians of the Hood, é notável o uso de projéteis mágicos pelos lutadores — algo que, aparentemente, não foi implementado no protótipo de Pit Fighter II para Mega Drive, que segue o estilo mais tradicional da série: combate corpo a corpo, armas brancas ou objetos do cenário.





 Foto : Tengen / Atari Games




Enquanto Guardians of the Hood alterna entre batalhas contra gangues e confrontos mano a mano, no protótipo de Pit Fighter II foram observadas apenas lutas individuais.

Pontos Positivos

  • Gráficos surpreendentemente bons para um protótipo de 16 bits.

  • As animações digitalizadas chamam atenção, mesmo com as limitações e granulações visuais.

  • Os novos personagens demonstram potencial interessante.

  • O alto nível de desafio pode render horas de treino.
    Testamos a ROM tanto na dificuldade máxima quanto na mínima, e o jogo apresenta uma CPU bastante sagaz, que evita facilmente macetes — algo semelhante às conversões de Street Fighter II. Um prato cheio para jogadores hardcore.

Pontos Fracos

  • Nenhum dos novos personagens possui o especial de três botões com colisão finalizada. Ao tentar executá-los, apenas a animação é exibida, deixando o jogador vulnerável.

  • O jogo não possui um chefe final e claramente está inacabado.


Vale conhecer Pit Fighter II?

Como protótipo, vale principalmente pela curiosidade histórica e por oferecer alguns momentos de desafio.

Na saga A Era dos Jogos de Luta, Pit Fighter II sempre figurou como uma peça curiosa da história. Este achado antecipa um pouco do que estamos preparando.

A Era dos Jogos de Luta… vem aí.


https://hiddenpalace.org/Pit_Fighter_II_(Apr_5,_1993_prototype)



Via :


santuariodomestreryu.com.br/2025/12/santuaryu-pit-fighter-ii-prototipo.html?fbclid=IwY2xjawPJ3-dleHRuA2FlbQIxMQBzcnRjBmFwcF9pZBAyMjIwMzkxNzg4MjAwODkyAAEe1E0JH8rO_o26UTHgGBpHOTG5dor4BvCOVJgvH2l940mWFOqjWCnhVdCZrUw_aem_KhO6PDk6VMy4r4kAwLtXpQ



Nenhum comentário:

Postar um comentário