1 de julho de 2022

Atari faz 50 anos e lança dois novos cartuchos para o lendário Atari 2600: eles são mais caros do que qualquer jogo atual.

 



Foto : Atari


Nolan Bushnell e Ted Dabney achavam que os videogames tinham futuro. Agora essa percepção parece óbvia, mas em 1972 tinha um ponto de loucura. Eles não se importavam: criaram a Atari e a transformaram em uma das lendárias empresas deste segmento. Agora eles acabaram de fazer 50 anos, e eles fizeram isso com uma pequena, mas única celebração.

Uma história turbulenta. Tudo começou com 'Pong', e o lançamento de seu console VCS – popularmente conhecido como Atari 2600 – foi um dos grandes gatilhos da indústria de videogames. Depois vieram desastres como "E.T." e falhas de máquinas como o Jaguar Atari.

Atari se reinventa (ou tenta) a si mesma. Depois de passar por várias mãos e ser adquirido e readquirido por várias empresas, hoje o Atari é formado por duas divisões: uma que tenta desenvolver novas versões de seus jogos clássicos e aparentemente quer se tornar uma desenvolvedora de novos títulos para PC. O outro que é dedicado a produtos relacionados ao blockchain. Ah, sim.

50 anos depois. A empresa ficou no banco de trás no campo dos videogames de primeira linha e seu papel agora é o de uma empresa que essencialmente vive de seu passado. Isso é demonstrado pelo lançamento do retroconsole Atari VCS, que demorou para chegar e também o fez a um preço alto (US$ 400). A nostalgia foi mais uma vez o argumento fundamental, como acontece com outros produtos dessa linha.

Em seu site dedicado a esse 50º aniversário, é claro como tudo está focado em seu legado como pioneiro, e não tanto em seu papel atual, muito mais dedicado ao retrogaming. Ou a construção de um hotel temático, algo surpreendente para uma empresa desse tipo.

Cartuchos físicos, uma ideia curiosa. A verdade é que o Atari teve uma ideia curiosa para comemorar esse aniversário: eles lançaram dois cartuchos para o Atari 2600 em edição limitada. Eles são uma reedição do mítico "Comando de Mísseis" e "Aventura".

Eles são cartuchos totalmente funcionais e podem ser usados em um console Atari 2600 clássico, e têm um novo design artístico e um curioso logotipo de acrílico que acende quando você está jogando. Eles também respeitam os padrões que já eram tratados há mais de quatro décadas, quando esse console foi lançado.

...eu não vou. e cara. O problema é que acessar esses cartuchos não sairá barato. Cada um deles custa US$ 100, quando os cartuchos originais geralmente estão em sites de leilões até 10 vezes mais baratos. Os jogos de última geração para PCs e consoles atuais geralmente chegam a 70 euros, o que também torna as comparações inevitáveis.

Esses lançamentos também não são os únicos "back covers" que a empresa lançou: eles têm uma família de produtos chamado "Atari XP" que incluiu outros títulos importantes na história da empresa, como 'Yar's Revenge' e 'Sabouteur'.







Via : Atari faz 50 anos e lança dois novos cartuchos para o lendário Atari 2600: eles são mais caros do que qualquer jogo atual (xataka.com)

Nenhum comentário: