===(No ar desde 24 de Abril de 2008)===

1 de outubro de 2022

Computador lendário, Sharp X68000 terá versão mini no Japão.

 





Foto : Sharp


A onda dos consoles miniaturizados vai em breve incluir um item raríssimo e cultuado entre os fãs de games, especialmente dos japoneses: o computador Sharp X68000. A Zuiki Inc., empresa japonesa de eletrônicos que criou o arcade miniatura Astro City Mini para a Sega, anunciou que está desenvolvendo uma versão mini do computador da Sharp… O post Computador lendário, Sharp X68000 terá versão mini no Japão apareceu primeiro em Outer Space.


A onda dos consoles miniaturizados vai em breve incluir um item raríssimo e cultuado entre os fãs de games, especialmente dos japoneses: o computador Sharp X68000.






 Foto : Sharp

A Zuiki Inc., empresa japonesa de eletrônicos que criou o arcade miniatura Astro City Mini para a Sega, anunciou que está desenvolvendo uma versão mini do computador da Sharp que foi um item dos sonhos dos gamers japoneses no final dos anos 80, e vai chamá-lo de X68000 Z.

Os detalhes sobre seu lançamento serão devidamente revelados no dia 8 de outubro, mas durante a Tokyo Game Show a empresa apresentou a carcaça do mini computador, que obviamente é uma replica quase idêntica do modelo original.

Para quem não conhece o X68000, este foi um computador lançado pela Sharp no Japão em 1987 com a ambição de ser o primeiro hardware doméstico capaz de reproduzir conversões praticamente perfeitas dos arcades/fliperamas da época. Embora este objetivo tenha sido conseguido, e o computador tenha oferecido as melhores versões caseiras de Ghouls ‘n Ghosts, Strider, Final Fight, Alien Syndrome, Street Fighter II: Champion Edition, além de Castlevania Chronicles, que para muitos é um dos melhores da série, o preço alto tornou o console um item de luxo, inalcançável mesmo para os japoneses mais abastados.

Em 1987, o Sharp X68000 foi lançado no Japão por 369.000 ienes, o que pela cotação de hoje seria algo em torno de 5000 dólares ou 25 mil reais. Fatalmente, o computador acabou vendendo muito pouco e jamais conseguiu atingir um público que viabilizasse sua existência em longo prazo.

Hoje, o computador é um item de colecionador cobiçado e ainda caro, quando encontrado em boas condições.






Via : https://entretenimento.r7.com/games/outer-space/computador-lendario-sharp-x68000-tera-versao-mini-no-japao-21092022

Nenhum comentário:

Postar um comentário