Foto : Squaresoft
Um erro no CD de PlayStation ganhou a internet em uma história inusitada.
Embora a mídia digital ofereça suas vantagens, as versões físicas sempre ocuparão um lugar especial no coração daqueles que vivenciaram a era mais antiga dos videogames.
Era maravilhoso chegar em casa e admirar a capa de um jogo recém-comprado ou até mesmo folhear o manual que, em alguns casos, acompanhava o produto.
Outro aspecto nostálgico para muitas pessoas era apreciar a arte impressa nos CDs.
No entanto, de vez em quando, essas mídias físicas apresentavam alguns erros.
Isso ocorria tanto nas capas — como no caso de “Resident Evil Revelations”, que teve unidades com o título grafado como “Revelaitons” — quanto na superfície dos próprios CDs.
Um pequeno erro
Os jogos de videogame também podem apresentar erros de impressão.
Assim como mencionamos o caso de Resident Evil Revelations (um jogo incrível, por sinal!), existem muitos outros exemplos no universo dos games.
Recentemente, um usuário do Reddit notou um erro no CD de Playstation, especificamente no Final Fantasy 7 para PlayStation 1.
O usuário cjrensh comentou: “Meu FF7 original tem um pequeno erro de impressão. Nos três discos, está escrito que Final Fantasy e Square Soft são marcas registradas da Square Co”.
O problema é que a palavra “trademarks” (marcas registradas) apareceu incorretamente como “traemarks”, sem a letra “d”.
É algo raro? Na verdade, não tanto.
Pode parecer incomum, mas o site I Am Error lista muitos desses casos, incluindo erros tipográficos, como o que cjrensh encontrou, impressões mal cortadas e diversas outras falhas que tornaram algumas mídias diferentes das versões “corretas”.
Por que acontecia erro no CD de Playstation?
Os erros de impressão em jogos de videogame aconteciam por diversos motivos, especialmente no passado.
Não existe apenas uma confirmação, mas os jogadores pensaram em algumas justificativas.
Por exemplo, muitas vezes, os desenvolvedores enfrentam prazos apertados para lançar um jogo.
Isso pode levar a uma revisão apressada dos materiais, resultando em erros que não são percebidos antes da produção ou impressão.
Além disso, todas as pessoas que trabalham nesses projetos são passíveis de erros.
A produção de mídias físicas envolve várias etapas e pessoas.
Um simples descuido de um designer ou editor pode resultar em erros que passam despercebidos até que a mídia seja impressa.
Desde a concepção do design até a impressão final, qualquer falha em uma das etapas — como a montagem de arquivos, formatação ou impressão — pode levar a erros na mídia final.
Nesse caso, o erro no CD de Playstation também viria de problemas técnicos, algo comum para a época.
E muitas vezes, a revisão final dos materiais não era tão rigorosa quanto deveria, especialmente se fosse uma equipe pequena ou se a carga de trabalho fosse alta.
Existiam até mesmo os erros de tradução.
Quando os jogos saíam em vários idiomas, erros de tradução ou formatação aconteciam. Isso resultava em termos incorretos ou mal posicionados nas capas ou manuais.
E claro, alterações no design ou no conteúdo que acontecem perto do prazo de produção não tinham uma integração total, causando erros que conhecemos nas mídias físicas.
Com o tempo e a experiência, isso se tornou menos comum.
Além disso, temos tecnologias ainda mais exatas para evitar problemas.
Mas isso acabou tirando a mágica de comprar seu CD e ver aquela tipografia única no título.
Nenhum comentário:
Postar um comentário