Foto : Natelinha
A TV Brasil, emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ficou entre as 5 maiores audiências do país no ano de 2024. Os dados são da empresa Kantar/Ibope, que mede audiência das televisões no país. O dado confirma a emissora pública como uma das mais vistas do Brasil pelo segundo ano consecutivo.
“A audiência confirma a relevância da TV pública para o debate nacional, a formação de consciência crítica, promoção da diversidade cultural e para o combate às fake news, que infelizmente afetam nossa sociedade”, afirma o diretor-presidente da EBC, Jean Lima.
Os dados mostram a consolidação de uma evolução. Em 2020, a emissora chegou a ficar em 9º lugar e em 2019 não figurou entre as dez mais.
Mudança da programação
Ao longo de 2024, a TV Brasil contou com algumas novidades, como o lançamento do novo formato do Sem Censura, agora conduzido pela apresentadora Cissa Guimarães. Com a reestruturação, o vespertino foi escolhido o melhor programa da televisão brasileira em 2024 pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). O programa da TV Brasil concorreu na mesma categoria que produções da RedeTV!, Multishow, Globo e GNT. A comissão de TV da premiação é formada por um júri especializado de dez jornalistas.
Outra novidade de 2024 foi o retorno do futebol para a grade de programação de TV Brasil. A emissora passou a transmitir os jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol série B e fechou parceria com a CBF para divulgar todas as modalidades de futebol feminino do país, inclusive com a transmissão de amistosos da seleção.
Com novo formato e novos apresentadores, o Repórter Brasil Noite apresentou um dos maiores crescimentos de audiência ao longo de 2024, chegando a um crescimento de mais de 100% da audiência em outubro na comparação com janeiro, alcançando mais de 40 milhões de pessoas ao longo do ano.
Ampliação da Rede
A formação da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), que integra as emissoras do campo público do país, também contribuiu para alcançar a marca. "Não existe comunicação pública no Brasil sem a Rede Nacional de Comunicação Pública", afirmou o diretor-presidente da EBC, Jean Lima. "A EBC está presente diretamente em três praças e precisa da parceria da rede para chegar a toda a população brasileira".
No ano passado, a RNCP teve a maior expansão de sua história. Até 2010, foram 35 outorgas de rádio ou televisão para emissoras públicas locais. De 2010 a 2024, foram outras 31 outorgas, representando um avanço no ritmo. Somente neste ano, 128 canais já foram consignados.
Via : https://www.ebc.com.br/imprensa/2025/tv-brasil-fica-entre-as-5-emissoras-com-maior-audiencia-em-2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário