14 de janeiro de 2026

Faleceu Scott Adams, criador de Dilbert, aos 68 anos

 



Foto : g1.globo.com


O cartunista norte-americano Scott Adams, conhecido mundialmente pela tira “Dilbert”, morreu nesta terça-feira (13 de janeiro de 2026) aos 68 anos, em decorrência de um câncer de próstata.

A notícia foi divulgada por sua ex-esposa, Shelly Miles, em uma transmissão ao vivo na plataforma X. Durante o programa “Real Coffee with Scott Adams” — podcast apresentado pelo próprio quadrinista — ela leu uma carta escrita por Adams no início do ano, informando oficialmente o falecimento.

Segundo Shelly, Adams estava sob cuidados paliativos e tinha poucos dias de vida. O câncer, diagnosticado anteriormente, se espalhou para os ossos no ano passado, deixando o artista paraplégico e agravando seu estado de saúde.

Adams tornou público o diagnóstico após o ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden revelar ter o mesmo tipo de câncer, em maio do ano passado. “Tenho o mesmo câncer que Joe Biden… Espero partir deste mundo em algum momento deste verão”, disse na ocasião.

Lançada em 16 de abril de 1989, a tira “Dilbert” acompanha o cotidiano de um jovem engenheiro de software em uma empresa de tecnologia, satirizando a vida corporativa com humor ácido. O sucesso nos jornais levou a uma adaptação animada com duas temporadas, exibida no Brasil pelo canal Fox Kids.

Nos últimos anos, Adams tornou-se voz ativa em defesa do então presidente Donald Trump, convidando diversos conservadores para seu podcast, questionando o Holocausto e criticando vacinas contra a Covid-19. Em fevereiro de 2023, vários jornais norte-americanos, entre eles o Washington Post, suspenderam a publicação de “Dilbert” após o cartunista afirmar que pessoas negras seriam “um grupo de ódio” e recomendar que brancos se afastassem delas.

Após a confirmação da morte, Donald Trump lamentou a perda em uma postagem reproduzida pela Casa Branca no X: “Infelizmente, o grande influenciador Scott Adams faleceu. Ele era um cara incrível… Lutou com coragem, por muito tempo, contra uma doença terrível. Meus sentimentos à família e a todos os seus muitos amigos e ouvintes. Ele vai fazer muita falta. Que Deus o abençoe, Scott!”









Via : https://redefanfm.com.br/morre-scott-adams-criador-de-dilbert-aos-68-anos/

Nenhum comentário: