Foto : Universal
Hulk quase ganhou um filme em 1998, e este seria o mais elaborado dos projetos da Marvel de Steve Johnson, que atualmente trabalha na Marvel . Desde o final dos anos 70 / início dos anos 80, o programa de TV Lou Ferrigno até a produção do filme Ang Lee, O Hulk passou por inúmeras evoluções, finalmente sendo corrigido na tela grande pela versão de Louis Leterrier de 2008, estrelada por Edward Norton. Pouco depois, o personagem se juntou a seus companheiros heróis no MCU e foi interpretado por Mark Ruffalo em Vingadores de 2012 , dirigido por Joss Whedon.
Mas poucos estão cientes de que uma das primeiras encarnações do filme autônomo do Hulk seria uma extravagância de personagens incrivelmente elaborados e efeitos especiais, quase todos os quais seriam alcançados na prática.
“ Isso foi na infância do digital, ninguém confiava no digital naquela época, então só usaríamos o digital para tomadas realmente amplas, nas quais o Hulk e essas criaturas fariam coisas que você não poderia fazer de outra forma ” , explicou Steve Johnson para nós.
Recém-saído de seu trabalho no fracassado projeto Superman Lives de Tim Burton , Johnson e sua equipe foram contratados pela Universal para começar o desenvolvimento de um extenso bando de personagens elaborados para O Incrível Hulk , incluindo gigantes insetóides vilões, aberrações expostas por raios gama e vários Hulk elaborados trajes , que consistiriam principalmente em trajes de corpo inteiro, próteses e animatrônicos.
O executivo da Marvel, Avi Arad ( Blade, X-Men, Homem-Aranha, Homem de Ferro ) e Gale Ann Hurd ( The Abyss, Terminator, The Walking Dead ) estavam produzindo o projeto, enquanto Jonathan Hensleigh faria sua estréia na direção, tendo escrito anteriormente um quantidade significativa de roteiros para o gênero de ação, incluindo Die Hard with a Vengeance, Jumanji, Armageddon e The Saint .
Hensleigh até mesmo escreveu o roteiro, que mostra Bruce Banner fazendo experiências com DNA de inseto com radiação gama em um trio de condenados antes que ele próprio seja exposto. Seus experimentos acabam transformando os três homens já perigosos em vilões mutantes insetóides, que ele deve batalhar após sua própria transformação no Hulk.
Com a prevalência da mentalidade atual de ‘vamos consertar na pós’, os cineastas esquecem como a criação de efeitos práticos atraentes costumava ser complexa quando quase não havia dependência do digital. Johnson detalha a complexa criação da roupa do Hulk por sua equipe:
“ Ele tinha uma cabeça animatrônica e os braços estavam cruzados sobre o peito dentro da roupa, e tínhamos esses braços enormes que eram amarrados e cineticamente pesados de modo que, enquanto ele andava, eles balançavam naturalmente, enquanto ele andava nos elevadores, era incrível pra caralho. Surpreendente! Foi tão legal . ”
Se insetos humanóides mortais não fossem estranhos o suficiente, uma das adições mais bizarras a esta história do Hulk em particular era um porão de mutantes expostos à gama; “ No porão do laboratório estavam todos os rejeitos, todos os cientistas mantiveram seus experimentos fracassados lá embaixo. Havia todos aqueles humanos grandes e gordos que não conseguiam nem ficar em pé, então eles tinham que deitar em redes, tipo uma espécie de Ilha do Dr. Moreau. Havia toda essa merda estranha lá embaixo! ”
O ambicioso escopo do projeto tinha Johnson e sua equipe desenvolvendo alguns dos maiores animatrônicos já imaginados, a pi èce de résistance sendo um ‘ Super Hulk ‘ de 30 pés de altura totalmente animatrônico que seria o vilão mais formidável do filme.
Detalhes de Johnson, “ Então houve o Super Hulk! Naquela época, um Hulk não era suficiente, você tinha que ter um Super Hulk para o clímax. O Super Hulk era uma espécie de abominação dos raios gama que era o inimigo do Hulk, e era quatro vezes maior do que o Hulk e nós o estávamos construindo também. Você acredita nisso? Quer dizer, era uma merda de Jurassic Park. Tinha dez metros de altura, era uma loucura! ”
“Estávamos desbravando novos caminhos naquele filme, realmente estávamos … Foi ótimo pra caralho e falar sobre isso me dá vontade de chorar porque foi tão legal e nunca viu a luz do dia”.
O escopo e, portanto, o orçamento começaram a aumentar, assustando os executivos da Universal e marcando o começo do fim para um projeto do Hulk que já estava ultrapassando seu orçamento então inédito de US $ 100 milhões. Pouco depois, a Universal cancelou o projeto.
“ Foi uma miscelânea de efeitos surpreendentes e o tapete foi puxado debaixo de nós e foi um dia muito triste ”, Johnson se lembra de ter recebido o telefonema de Hensleigh e o efeito devastador que teve sobre o moral dele e de sua empresa.
“ John me ligou uma tarde e disse ‘A Universal acabou de desligar o Hulk.’ Você quer saber qual foi a pior coisa sobre isso? Eu então tive que ir para minha equipe de cinquenta artistas e engenheiros e dizer, ‘o filme acabou , vá para casa.’ Foi devastador, e não foi sobre o dinheiro, foi sobre a paixão pela nossa arte e não sermos capazes de mostrar ao mundo o que estávamos tão ansiosos para vir trabalhar e fazer todos os dias durante seis meses . ”
A situação de partir o coração de rebeldes de efeitos especiais que, ao lado de suas equipes dedicadas, derramam apaixonadamente seu sangue, suor, lágrimas e dólares em projetos apenas para ter o plugue puxado ou o projeto concedido em outro lugar, é uma situação muito familiar para Johnson e outras indústrias veteranos. Como um meio de comemorar projetos como esses que nunca foram totalmente realizados, Johnson dedicou uma seção inteira em seus livros Rubberhead a eles chamada ‘The Ones That Got Away’, com o objetivo de imortalizar o trabalho para a posteridade. Esta seção inclui relatos de outras joias inacabadas, como a múmia de Clive Barker , os Jetsons de Joe Dante , Ghostrider , The Creature from The Black Lagoonremake, e até mesmo a iteração original do Predator .
Apesar da queda de seu projeto Hulk , esta não foi a última vez que Johnson teve notícias da Marvel, já que mais tarde ele projetou e criou os tentáculos mecânicos para o Doutor Octopus em Homem-Aranha 2 de Sam Raimi (2004). Enquanto estava no set de Spiderman 2 , Johnson estava até em conversas com o produtor da Marvel Avi Arad sobre um projeto do Homem de Ferro ; mais sobre isso no final desta semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário