25 de novembro de 2022

Do mito à realidade: A história por trás de Star Fox 2, o jogo perdido para SNES.




 Foto : Nintendo


Com tantos anos de atraso, a Nintendo tem estado por trás do desenvolvimento de um grande número de projetos. Claro, nem todos eles acabaram indo tão bem quanto a empresa gostaria, ealguns até acabaram sendo cancelados. Não é o mais comum, mas chegou a ser o caso do desaparecimento de vários projetos que já haviam sido apresentados. E, enquanto a maioria deles acaba sendo reciclada ou descartada, poucos são aqueles que permanecem intactos sem serem lançados. O caso mais conhecido da empresa e, por que não dizer, um dos mais populares do setor, é o de Star Fox 2.

E ninguém poderia esperar o que aconteceu com a sequência do mítico Starwing, título que a saga recebeu na Europa. Afinal, foi um dos títulos mais revolucionários e amados do catálogo do SNES. Por si só, Starwing tinha mostrado que o potencial gráfico do SNES ia além dos gráficos pixelados... Então, por que sua sequência seria mantida em uma gaveta? Para responder a essa pergunta, hoje começamos a trabalhar para conhecer todos os segredos por trás do desenvolvimento de Star Fox 2. Portanto, se você está interessado em saber mais sobre este jogo clássico ... Inside artigo!

O sucesso dos animais espaciais

O primeiro jogo da série Star Fox foi desenvolvido pela Argonauts Games e Nintendo para Super Nintendo, e se destacou especialmente por sua seção técnica. O uso do chip Super FX foi mais do que preciso para apresentar uma aparência poligonal tremendamente original. Talvez hoje o jogo não tenha envelhecido tão bem quanto você imagina, mas na época nunca foi visto. Dada essa situação, a Argonauts Games queria continuar trabalhando com o Big N, e é claro que eles não deixariam Fox McCloud de lado. Assim, enquanto continuavam a desenvolver outros jogos (como o mítico Stunt Race FX), eles começaram a planejar a sequência de Star Fox.

Mas nem tudo era tão simples quanto parece, e havia várias razões pelas quais o desenvolvimento era problemático. Por um lado, a tecnologia avançou sem freios, e a Nintendo queria algo que levasse a outro nível o que foi visto na primeira parte. Isso significava que, com o recém-lançado chip FX, eles já começaram a programar o que seria seu herdeiro, o chip FX2. E, como você pode imaginar, isso alongou consideravelmente o ciclo de desenvolvimento. Outro problema que eles tiveram que enfrentar foi a ambição. Star Fox 2 tinha que ser mais e melhor, e vários novos modos de jogo e personagens foram considerados.

Rostos novos e um tanto selvagens

Ele e os quatro membros da equipe original se apresentaram a Fay, o treinador e amigo de infância da equipe, e Miyu. Os antagonistas do título também foram aumentados, retornando assim Andross e aparecendo pela primeira vez o temível Wolf O'Donnell. Ao nível das personagens e da história, o jogo tomou uma boa direção desde o início. O problema estava, claro, no aspecto tecnológico, porque com Star Fox 2 eles queriam atingir níveis de qualidade não vistos até agora.

Mas o desenvolvimento continuou sem muitos incidentes, e começou a ser mostrado em várias feiras de videogames. O resultado foi ser muito bom, e não havia dúvida de que o título faria jus ao original. Olha, não estamos falando do jogo ser apresentado apenas através de trailers, mas que houve apresentações jogáveis. Star Fox 2 era um jogo real, e ninguém podia imaginar que seria um jogo cancelado. Mas, como aconteceu com a série Mãe, o motivo que acabou revertendo esse projeto foi um mais simples e mais conhecido: o tempo.

Pressão direta do Japão

Certamente você já conhece a fundo a história da Guerra dos Consoles, e como nisso o que mais importava era o nível de qualidade gráfica. Embora a Nintendo não estivesse tão interessada nisso quanto a Sega, ela já havia tentado apresentar imensos saltos de qualidade gráfica. E, de fato, Star Fox foi um bom exemplo disso. Mas com a chegada do PlayStation, as coisas ficaram mais sérias. As empresas apostam cada vez mais em novas tecnologias, e a Nintendo não ia ficar para trás. Por esta razão, eles começaram com o desenvolvimento do console que mais tarde seria conhecido como Nintendo 64. Mas o que aconteceu com Star Fox 2?

Em meados de 1995, o jogo estava terminado. Argonauts queria lançar o título durante esse ano fiscal, apresentando-o como um dos últimos grandes títulos do console. Mas Miyamoto e o alto escalão da Nintendo tinham outros planos: eles não queriam que seu principal concorrente contra PlayStation e Saturn fosse Star Fox 2, que era um pouco inferior ao resto. Por esta razão, eles mantiveram o projeto em uma gaveta e concentraram todos os seus esforços no Nintendo 64.

A influência de Star Fox 2 esteve presente em todo o resto dos jogos da franquia. Assim, Wolf retornou em Lylat Wars, e muitas de suas mecânicas estariam presentes em Star Fox Zero ou Star Fox: Command. Além disso, o estado completo do título permitiu que ele retornasse em grande estilo no Nintendo Switch.






Via : Do mito à realidade: a história por trás de Star Fox 2, o jogo perdido para SNES - Nintenderos

Nenhum comentário: