Foto : Multi
No início de 2020, a Sony processou a Multi (antiga Multilaser) pela fabricação e comercialização de controles com visual que replicava símbolos protegidos por direitos autorais, como os botões X, círculo, quadrado e triângulo — violação de trade dress. O "Multilaser Warrior” era realmente parecido com o DualShock 4, utilizando até mesmo um touchpad central. A ação movida no TJ-SP pode ser identificada pelo número 1011272-67.2020.8.26.0100 (Sony Interactive Entertainment INC x Multilaser Industrial S.A).
"A ação movida no TJ-SP pode ser identificada pelo número 1011272-67.2020.8.26.0100 (Sony Interactive Entertainment INC x Multilaser Industrial S.A)."
A japonesa conseguiu uma liminar para interromper as vendas, e a decisão foi acatada. Em seguida, os envolvidos entraram com um recurso, solicitando mais seis meses, no mínimo, para esgotar os estoques atuais. Posteriormente, afirmaram que cancelariam definitivamente a fabricação. O desentendimento se complicou, porque alguns produtos também reproduziam fielmente o visual de controles mais antigos do PlayStation, como o DualShock 2.
Foto : Multi
Quase dois anos depois, no dia 14 de janeiro de 2022, o processo foi atualizado para “Suspenso por Convenções das Partes” — quando a situação chega nesta fase, as empresas recebem mais 30 dias para tentar um novo acordo extrajudicial. Terminando o mês concedido, a Sony e a Multi pediram 30 dias adicionais, situação que se repetiu por uma terceira e última vez, em 26 de julho de 2022.
Desentendimento entre Multi e Sony finalmente foi resolvido
No dia 1º de novembro, outra atualização: ambas firmaram um acordo. Solicitaram o Pedido de Homologação de Acordo Juntado, sinalizando o término de todo desentendimento. O juiz acatou a resolução oito dias depois. O processo foi extinto, apesar dos termos definidos não serem compartilhados publicamente. Fatalmente, uma das modificações pode ser observada: não estão mais fabricando controles similares aos produtos da Sony, e o estoque antigo consta como “esgotado” no site.



Nenhum comentário:
Postar um comentário