Foto : Unseen Japan
Foram revelados os indicados à 96ª edição do Oscar, mais popularmente conhecida como Oscar 2024. Dentre os filmes japoneses indicados, estão O Menino e a Garça, de Hayao Miyazaki, concorrendo como Melhor Animação, Perfect Days (Japão/Alemanha), na categoria Filme Internacional e Godzilla Minus One, na categoria Efeitos Especiais.
O Menino e a Garça disputa com Elementos, Nimona, Robot Dreams e Homem-Aranha: Através do Aranhaverso. Já Perfect Days está concorrendo com Io Capitano, A Sociedade da Neve, Das Lehrerzimmer e Zona de Interesse. Por fim, o novo filme de Godzilla compete com Resistência, Guardiões da Galáxia: Vol. 3, Napoleão e Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte Um.
Godzilla Minus One
Takashi Yamazaki é o diretor e roteirista dessa produção, sendo creditado também pelos efeitos visuais. Em seu portifólio estão Returner (2002), Always: Sunset on Third Street (2005), e os filmes Parasyte Part 1 e Part 2 (sem relação com o filme coreano homônimo). Também dirigiu filmes em computação gráfica, como Stand By Me Doraemon.
O longa traz Ryunosuke Kamiki como o protagonista Koichi Shikishima e Minami Hamabe como Noriko Oishi. Minus One marca o aniversário do lançamento do filme original de 1954, e se passa logo após a Segunda Guerra Mundial.
O Menino e a Garça
O Menino e a Garça (Kimi-tachi wa Dou Ikiru ka) foi lançado no Japão em junho de 2023 (após mais de 6 anos de produção), com uma campanha que não usou nenhuma imagem ou trailer — o que não impediu seu sucesso instantâneo, tornando-se a maior bilheteria de abertura doméstica da história do Studio Ghibli, superando O Castelo Animado.
Por conta da falta de divulgação, nada se sabia sobre a história do filme até a sua estreia. O título do longa no Japão é o mesmo de um livro escrito em 1937 por Yoshino Genzaburou, que em tradução livre seria “Como Vocês Vivem?”, fazendo acreditar que era uma adaptação.
Porém, o filme é uma história original, trazendo a trama de Mahito Maki, um adolescente vivendo no Japão durante a Guerra do Pacífico (1941-1945). O cantor Kenshi Yonezu interpreta a música-tema, Chikyuugi (“Pelo Globo Terrestre”).
Perfect Days
O filme acompanha Hirayama, um homem contente em dividir a sua rotina entre o seu trabalho como auxiliar de serviços gerais; e sua paixão por livros e música. Até que uma sucessão de encontros acaba revelando mais sobre seu passado.
O longa com roteiro de Takuma Takasaki e Wim Wender, e direção de Wim Wender, teve passagem no Festival do Rio no ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário