Foto : Youtube / Cerveza Cristal
Uma série de cenas da trilogia original de Star Wars começou a viralizar nos últimos dias. São trechos clássicos, como os primeiros diálogos entre Obi-Wan e Luke Skywalker sobre a Força ou o fatídico encontro entre Luke, Darth Vader e Palpatine.
Quem assiste até o final, entretanto, nota que os vídeos — todos dublados em espanhol — terminam de uma forma diferente. Em um determinado momento, o personagem pega uma garrafa de cerveja, que fica em evidência por alguns segundos com um slogan tocando ao fundo.
Esse é um curioso caso de publicidade envolvendo uma das maiores franquias do mundo do entretenimento, além de mudanças na programação feitas por um canal de televisão.
A campanha da Cerveza Cristal
A história começa em dezembro de 2003, quando a emissora Universidad Catolica Television, ou Canal 13, do Chile, passou pela primeira vez a trilogia original da saga — os episódios IV (Uma Nova Esperança), V (O Império Contra-Ataca) e VI (O Retorno de Jedi).
Por algum motivo estratégico, o canal decidiu não realizar intervalos comerciais tradicionais, passando o filme de forma ininterrupta. Entretanto, para aproveitar a audiência e ainda ter o apoio de patrocinadores, a emissora inseriu produtos de uma forma criativa e inusitada.
Em vez das pausas, ela adicionou inserções originais do anunciante, a tal Cerveza Cristal, dentro do universo de Star Wars. As cenas foram criadas para parecerem que de fato faziam parte do filme — a edição sugere que foi mesmo Obi-Wan que abriu uma caixa para pegar uma garrafa da cerveja em vez de um sabre de luz.
A agência de publicidade teve até o trabalho de gravar em um ângulo parecido, com elementos de cenário e vestuário que remetem ao longa-metragem idealizado por George Lucas.
Esse tipo de inserção publicitária que edita o conteúdo original é proibido em regiões como o Reino Unido, mas a falta de uma legislação específica sobre o tema no Chile liberou a Cerveza Cristal a entrar na franquia sem grandes problemas.
A agência de publicidade responsável pela campanha, a OMD Santiago, foi a grande vencedora em prêmios no tradicional festival de Cannes de 2004 pela criação.
O sucesso levou o Canal 13 a fazer "intervalos comerciais" parecidos em outros filmes, como Gladiador e Beleza Americana, mas só os clipes de Star Wars parecem ter sido preservados.
De acordo com um dos supervisores do projeto na época, Felipe Wielandt, a ideia era "refrescar a imagem da marca e surpreender os consumidores" com a inserção.
Os memes com Star Wars e a cerveja
A inusitada edição do Canal 13 envolvendo a Cerveza Cristal já era bem conhecida do público chileno. Vídeos com as inserções do anunciante estão no YouTube desde 2009, graças a um usuário chamado emetwistable.
Entretanto, foi só no começo de março de 2024 que o mundo foi surpreendido pela campanha, com a viralização de postagens como a de @heyitswindy no X, o antigo Twitter.
O corte brusco para inserir o anunciante, o cuidado da produção e o slogan da cervejaria viraram piada rapidamente. Em questão de horas, começaram também a pipocar memes com a adição da Cristal em outros clássicos do cinema.
Apesar de já ter se passado 20 anos, a campanha publicitária da Cerveza Cristal finalmente ganhou o mundo — mesmo que sem querer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário