29 de março de 2024

Joe Lieberman, o senador dos EUA que lutou contra a violência nos jogos, faleceu aos 82 anos.





 Foto : Nationalreview.com




Aos 82 anos, Joe Lieberman, ex-senador democrata, faleceu após complicações decorrentes de uma queda. Ele desempenhou um papel crucial na batalha contra a violência nos videogames nos anos 90.

Lieberman é conhecido por ter sido o companheiro de chapa de Al Gore na corrida presidencial dos EUA em 2000, mas seu legado mais marcante está ligado aos videogames, especialmente sua campanha incansável contra a violência nesses jogos. Isso foi particularmente evidente após o lançamento de títulos como Mortal Kombat e Night Trap no início dos anos 90.

Junto com seu colega democrata Herb Kohl, de Wisconsin, Lieberman confrontou os desenvolvedores de jogos sobre a crescente violência gráfica nos videogames, chegando ao ponto de expressar o desejo de "bani-los constitucionalmente".







Suas lideranças nas audiências do Senado sobre videogames em 1993 e 1994 resultaram na criação do Entertainment Software Rating Board (ESRB). Em uma entrevista de 2017, Lieberman elogiou o sistema ESRB, considerando-o “o melhor” e “muito superior aos filmes”. No entanto, sua luta contra os videogames violentos continuou até os anos 2000, quando o então presidente democrata Bill Clinton e sua esposa Hillary também criticavam tais jogos.

Na década de 90, os videogames ainda eram vistos como brinquedos voltados para crianças, o que explicaria em parte o impacto causado por jogos como Mortal Kombat em uma sociedade mais familiarizada com personagens como Mario e Sonic. Isso justifica o choque “natural” que jogos violentos, em um contexto de jogos mais amigáveis, causaram em pessoas que não estavam familiarizadas com a cultura dos videogames.

Apesar de sua intenção de combater e até mesmo banir esses jogos, o senador Lieberman, mesmo sem querer, acabou contribuindo para a consolidação da indústria. A criação do ESRB e órgãos similares em outros lugares organizou a classificação etária dos jogos, permitindo o desenvolvimento de jogos até mais violentos, mas com melhor posicionamento etário.

Em última análise, Lieberman queria combater a violência nos jogos e, ao conseguir o ESRB, garantiu que os jogos fossem adequados para cada faixa etária. Isso permitiu que a indústria amadurecesse e se desenvolvesse de forma positiva, beneficiando a todos. Neste momento difícil, enviamos nossas condolências à família e amigos de Lieberman.




Via : https://warpzone.me/joe-liberman-senador-dos-eua-que-lutou-contra-a-violencia-dos-games-faleceu-aos-82-anos/

Nenhum comentário: