22 de março de 2024

RedeTV, a emissora que paga o preço caro de investir pesado no popularesco.




Foto : Redetv

Se há uma emissora que surgiu como uma grande promessa de revolucionar a televisão, assim como a ex-Loading e a MTV Brasil, essa foi a RedeTV. Com ares de modernidade, misturava uma pegada jovem com o ar popular do SBT. 
Chegou com bons apresentadores e era dirigida por Rogério Galo, mas na época seus donos não viram um retorno imediato. 
Decidiram, então, intervir na programação, mudando totalmente o foco para uma grade mais popular, embora inicialmente não tanto. Mesmo assim, continuou a trazer grandes nomes do cenário televisivo, como Hebe, Marília Gabriela, Monique Evans, Fernanda Lima, Adriane Galisteu, Fabiana Saba, Marcelo Bofá, Nelson Rubens e o Pânico, que foi a grande chave de virada, essa foi a Redetv. Inclusive, a RedeTV foi a emissora que até agora teve mais sucesso em adaptar formatos da rádio e internet para televisão, o Pânico e Encrenca são dois ótimos exemplos.
A emissora cada vez mais focou em uma grade mais popular, o que resultou em um crescimento de seus índices, chegando até a ameaçar a Globo, SBT e Record e deixando a Band para trás, tornando-se a quarta emissora do país. No entanto, a alegria da RedeTV durou pouco.
 O excesso de atrações com formato duvidoso e muitas vezes apelativo, apesar de garantir audiência, afastava o público, criando cada vez mais um estigma em torno da emissora. 
Apesar de contar com apresentadores bons e qualificados, a RedeTV ficou marcada pelo popularesco e por uma programação de baixa qualidade, mesmo tendo programas como o da Mariana Godoy, Entrevista, o Luciana By Night e outros.

Infelizmente, a emissora ficou marcada. Com isso, o público começou a se afastar devido ao excesso de programas com foco em fofocas, sempre falando dos artistas da Globo e de outras atrações, como os de João Kleber, com apelo mais popularesco. 
Logo, a emissora que chegou até a bater o primeiro lugar com o Pânico e a assustar as concorrentes com Betty, a Feia, viu sua audiência ir pelo ralo literalmente.

Hoje, respira por aparelhos em termos de audiência, sendo que o único programa que ainda dá algum respiro para o canal é o A Tarde é Sua, mas apenas em determinados momentos.

 A RedeTV apostou demais na audiência fácil e clichê, não aproveitando o momento para atrair um público fiel e criar uma grade de programação melhor.

 Hoje, a emissora sofre para reconquistar essa audiência e agora tenta novamente reforçar o popularesco para sair da UTI da audiência e voltar a respirar sem aparelhos. 


Via : https://www.facebook.com/groups/755593548649791/?hoisted_section_header_type=recently_seen&multi_permalinks=1420301125512360 

Nenhum comentário: