14 de maio de 2025

Sega Saturn completa 30 anos na América do Norte.




 Foto : Sega


O ano é 1995. Filmes como Billy Madison, Bad Boys, Desperado, Jumanji e Toy Story chegaram aos cinemas. Programas de TV como Fraisier, Babylon 5, Star Trek: Deep Space Nine, o desenho animado Earthworm Jim e os desenhos animados Street Fighter e Darkstalkers estrearam na TV. 

Animes como Saint Tail, Slayers, Neon Genesis Evangelion, Mobile Suit Gundam Wing e Virtua Fighter estrearam no Japão e Ghost In The Shell estreou nos cinemas japoneses e do Reino Unido. Músicas como "Gangsta's Paradise" de Coolio, "Fantasy" de Mariah Carey, "Waterfalls" de TLC, "Bullet With Butterfly Wings" de Smashing Pumpkins e a música natalina favorita de todos, que eles nunca enjoam de ouvir depois da meia-noite de 1º de novembro: "All I Want For Christmas Is You", também de Mariah Carey, liderou as paradas. 

Foram lançados videogames como Chrono Trigger, Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest, Command & Conquer, Rayman e Time Crisis. A Sega lançou jogos para Mega Drive como Beyond Oasis, Comix Zone e Garfield: Caught In The Act, além de jogos de arcade como Virtua Cop 2, Fighting Vipers e Cool Riders. Estávamos também a 5 anos de entrar no século XXI. 

Tínhamos percorrido um longo caminho, mas estaríamos prontos para o futuro? 

O Sega Saturn foi lançado neste dia na América do Norte há três longas décadas, mas, como muitos de nós sabemos, não era para ser neste dia. A decisão original era de lançar o console em setembro de 1995, mas a Sega of America surpreendeu a todos ao antecipar o lançamento para maio, um erro custoso que prejudicou o Saturn logo na largada. 

Mesmo assim, o Saturn entrou para a história como um adorado sistema de 32 bits, com alguns jogos impressionantes que resistiram ao teste do tempo, como a série Panzer Dragoon, NiGHTS Into Dreams, Sonic R, Mr. Bones, Guardian Heroes, Burning Rangers, Fighters Megamix e ports de jogos de arcade incríveis como Virtua Fighter 2, Virtua Cop 1 & 2, Fighting Vipers, Sega Rally Championship e The House of the Dead. No entanto, o Saturn foi lamentavelmente pouco apreciado em todo o mundo, com exceção do Japão, e vendeu algo entre 9 e 17 milhões de consoles em todo o mundo, ficando em terceiro lugar, atrás dos concorrentes da época. 

Mas isso não significa que não temos nada para comemorar hoje.

Junte-se a nós, se quiser, após a pausa para uma retrospectiva da história da Saturn e seu impacto no mundo dos jogos hoje.






 Foto : Sega



Embora o Saturn tivesse sido lançado no ano anterior no Japão, a Sega of America, liderada por Tom Kalinske, optou por lançar o Saturn aqui em 2 de setembro de 1995, que eles apelidaram de "Saturnday" (e de fato foi em um sábado). 

Isso foi feito para garantir que muitos consoles Saturn e uma linha saudável de jogos estivessem prontos no dia do lançamento. 

A Sega of Japan, no entanto, insistiu infamemente que a Sega of America o lançasse muito antes, já que o Sony PlayStation estava programado para ser lançado na América do Norte no final daquele mesmo mês e eles acreditavam que a vantagem lhes daria uma vantagem. 

A Sega of America organizou um lançamento surpresa antecipado no varejo para ser anunciado na primeira feira da E3 neste dia naquela época, mas saiu pela culatra espetacularmente. 

A Sega tinha apenas um punhado de jogos prontos e pouquíssimos consoles produzidos, não havia avisado a maioria dos varejistas com antecedência nem informado o estoque de consoles e jogos, e, pior de tudo, a Sony respondeu ao anúncio apenas com as palavras "Two Ninty-nine", em referência ao preço de lançamento do PlayStation da Sony, US$ 100 mais barato que o Saturn. 

É uma história triste que encerrou a temporada do Saturn nos Estados Unidos e permanecerá para sempre com o console, e isso não é tudo.

 A Sega continuaria a fazer quase todas as ações opostas enquanto preparava o lançamento do Dreamcast anos depois, devido ao fracasso dessa estratégia com o Saturn.





Foto : SEGA

Como você pode ver, não demorou muito para que os varejistas começassem a reduzir drasticamente os preços dos consoles Saturn, tentando desesperadamente vendê-los.


Enquanto a Saturn lutava por alguns anos em uma batalha perdida para alcançar o Nintendo 64 e o PlayStation, a Sega ainda se certificou de trazer os melhores jogos que podia, pelo menos em alguns casos.




Foto : SEGA

Os jogos mencionados acima, como Panzer Dragoon e NiGHTS Into Dreams, impressionaram críticos e consumidores, mas o galo de ovos de ouro da Sega, Sonic the Hedgehog, demorou um tempo incomumente longo para chegar ao Saturn, e quando finalmente chegou, não foi o sucesso triunfante que deveria ter sido.

Os três jogos do Sonic que acabaram no console ainda são bem apreciados e entradas memoráveis na história do Sonic, mas a falha da Sega em preparar uma aventura de plataforma original do Sonic não fez nenhum favor ao Saturn.

Novamente, este seria um erro que eles moveriam Céu e Terra para corrigir com o Dreamcast, garantindo que Sonic Adventure estaria lá no primeiro dia na América do Norte.



Foto : SEGA

Curiosamente, Sonic Adventure foi originalmente desenvolvido para ser um jogo de Saturn, embora tarde o suficiente na vida do Saturn para que movê-lo para o Dreamcast acabasse sendo uma decisão sensata.

Pelo que valeu a pena, a Sega fez do Saturn uma peça de tecnologia tecnicamente impressionante para a época.

 Como um console de 32 bits que alavancava a tecnologia de CD-ROM, a Sega fez questão de se manter à frente da curva, especialmente porque a Nintendo se apegava a cartuchos cada vez mais caros ao custo do muito necessário suporte de terceiros. 

A decisão de usar dois processadores Hitachi SH2 de 32 bits, como fizeram com o 32X, foi uma decisão de design controversa, mas foi feita para permitir que códigos Assembly mais complexos fossem escritos e executados em um ritmo mais rápido. 

Na prática, pouquíssimos programadores conseguiram tirar proveito disso, especialmente quando se tratava de portar jogos de outras plataformas que usavam configurações de hardware mais convencionais. 

Ele também foi construído de forma a usar quads para desenhar formas 3D, o que funcionava bem para sprites 2D, mas era menos prático para 3D, especialmente por ser o único console doméstico que já fez isso. 

Hoje em dia, temos uma melhor compreensão de como usar esses recursos não convencionais, mesmo que isso seja desnecessário em qualquer hardware disponível hoje.

Se você está curioso sobre como programar de forma otimizada para esta configuração, o ex-programador da Traveler's Tales, Jon Burton, que trabalhou em Sonic 3D Blast e Sonic R e foi um dos poucos desenvolvedores ocidentais capazes de entender a arquitetura do Saturn, fez estes vídeos úteis detalhando-a, bem como seu uso prático em Sonic R.

O que é menos conhecido sobre o Saturn é como ele foi pioneiro em jogos de console pela internet. As pessoas costumam atribuir ao Dreamcast os grandes avanços nesse campo, mas o Dreamcast não foi o primeiro console a ter funcionalidade de internet. 

Foi apenas o primeiro console equipado de fábrica para se conectar à internet.

 O Saturn não tinha um modem integrado como o Dreamcast, mas um modem Saturn chamado Netlink foi lançado posteriormente, incluindo mouse, teclado e navegador de internet, e permitindo multijogador online com qualquer um dos cinco jogos compatíveis. 

A Sega lançou versões especiais habilitadas para Netlink de Daytona USA Special Championship Circuit, Cyber ​​Troopers Virtual-On e Sega Rally Championship, enquanto Duke Nukem 3D e Saturn Bomberman tinham a funcionalidade multijogador Netlink integrada, um recurso que muitos donos dos dois últimos jogos provavelmente nem sabiam que existia há muito tempo. 

O Japão também tinha seu próprio modem Saturn disponível separadamente com todos os mesmos recursos e uma variedade maior de jogos compatíveis. 

O Saturn foi essencialmente o console mais próximo, até o Dreamcast, de ter todas as funcionalidades de internet que qualquer computador tinha.



Foto : SEGA

 A Sega também havia montado um protótipo de um Saturn com o modem Netlink integrado, chamado Pluto, mas este nunca foi lançado no varejo. 

No entanto, pelo menos dois protótipos totalmente funcionais do Pluto existem na natureza e são frequentemente exibidos em convenções de videogames retrô.

O único país do mundo onde o Saturn teve algum sucesso real foi seu país de origem, o Japão. Lá, a história do Saturn se desenrolou de forma oposta a como foi em todos os outros lugares.

Ele ficou em primeiro lugar contra o Sony PlayStation e o Nintendo 64 e teve um número muito maior de jogos, que continuaram a ser lançados até dezembro de 2000, apenas um mês antes do anúncio da Sega de que estavam deixando a corrida de consoles para trás.

Por causa disso, muitos de seus jogos mais notáveis ​​eram exclusivos do país, incluindo a própria série Sakura Wars da Sega, que permaneceu exclusiva do Japão, exceto por apenas dois jogos muito depois da época do Saturn.

Esses jogos japoneses, bem como as versões japonesas de jogos também disponíveis internacionalmente, tornaram-se itens de colecionador cobiçados e as traduções de fãs de muitos jogos japoneses continuam a ser trabalhadas constantemente.

O Japão também teve um mascote original para representar o console lá. Este sendo Segata Sanshiro, o mestre de Judô comandante interpretado pelo ator japonês Hiroshi Fujioka.

Ele apareceria em uma série de comerciais de TV hilários nos quais ele espancava pessoas enquanto as comandava a jogar Sega Saturn, sair em encontros com a protagonista de Sakura Wars, Sakura Shinguji, e, finalmente, sacrificar sua vida para resgatar a Sega do Japão de um míssil lançado por uma paródia caricatamente maligna da Sony.

Segata Sanshiro também faria uma breve aparição em Sonic & All-Stars Racing Transformed. Se você estiver na liderança no início da terceira volta em Race of Ages, preste atenção e o verá preso ao mesmo míssil passando na linha de partida.








Foto : SEGA

Ao contrário dos outros consoles da Sega, o Saturn não teve muita história com homebrews, graças ao seu ambiente de desenvolvimento notoriamente difícil. 

No entanto, isso não impediu que desenvolvedores corajosos que amam o Saturn, talvez até mais do que nós, fizessem o que pudessem com o hardware. 

Agora, graças aos seus esforços, seu futuro como um paraíso para homebrews parece promissor. 

Desenvolvedores de homebrews criaram ferramentas de desenvolvimento tão avançadas e eficientes que os desenvolvedores que trabalharam em jogos para Saturn nos anos 90 provavelmente gostariam de ter essas ferramentas naquela época. 

Mesmo antes de essas ferramentas existirem, as pessoas conseguiram criar demos tecnológicas verdadeiramente impressionantes para o console. 

Durante anos, a comunidade do fórum SegaXtreme organizou uma competição anual de homebrews para Saturn, com os vencedores deste ano sendo revelados em 17 de maio de 2025. 









Via : https://segabits.com/blog/2025/05/11/sega-saturn-turns-30-years-old-in-north-america/

Nenhum comentário: