Foto : Google
A partir de setembro de 2026, o Android começará a bloquear a instalação de aplicativos de desenvolvedores não verificados que sejam distribuídos fora da Play Store. A nova política do Google tem como objetivo aumentar a segurança no sistema operacional e será implementada inicialmente em quatro países: Brasil, Indonésia, Singapura e Tailândia. A exigência será estendida ao restante do mundo em 2027.
A medida afeta diretamente o chamado sideloading, prática que permite instalar aplicativos manualmente por meio de arquivos APK, e também o uso de lojas alternativas à Play Store. Com as novas regras, somente aplicativos com desenvolvedores identificados poderão ser instalados em dispositivos Android certificados, ou seja, aqueles com Google Play Protect e apps do Google pré-instalados.
Para atender às novas exigências, os desenvolvedores precisarão fornecer informações como nome legal, endereço, e-mail e telefone. Essa política já está em vigor na Play Store desde 2023, e agora será estendida para todas as formas de distribuição.
Segundo o Google, um novo ambiente para desenvolvedores, o Android Developer Console, será disponibilizado para quem publica seus apps fora da loja oficial. Também haverá um tipo de conta diferenciada para desenvolvedores amadores ou em formação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário