20 de janeiro de 2026

Laboratório Nacional de Hawkins" de Stranger Things vai ser demolido.

 



Foto : Netflix


Os minutos iniciais do primeiro episódio de “Stranger Things”, o ambiente enigmático (e cruel) do Laboratório Nacional Hawkins, a cidade fictícia da série) é revelado com a icônica fuga de Onze, interpretada por Millie Bobby Brown. É neste momento que a jovem acidentalmente abre o portal para o Mundo Invertido, que se tornaria o foco das estações seguintes.

A verdade é que o ambiente misterioso retratado na série também é vivido na realidade. Isso ocorre porque o “lab” é um edifício abandonado desde 1997, que serviu de cenário para esta que se tornou uma das maiores séries da Netflix.

O antigo hospital psiquiátrico Georgia Mental Health Institute, em Atlanta, Estados Unidos, pertence ao campus Briarcliff da Universidade Emory e se tornou uma atração para os fãs do trabalho. Sua construção se deu na década de 60 e após a inauguração, rapidamente se tornou o principal hospital psiquiátrico estadual da Geórgia.

Tudo mudou, no entanto, nas décadas de 1970 e 1980, quando os EUA começaram a reduzir internações psiquiátricas de longo prazo, transferindo pacientes e fechando grandes hospitais estaduais. Em 1997, o espaço foi definitivamente fechado. Mas foi o suficiente para que a série entrasse no ar para voltar aos holofotes.

Desde 2016, ano de estreia da primeira temporada de “Stranger Things”, o prédio é visitado religiosamente pelos fãs da série. Enquanto outros complexos no local de quase 13 hectares foram reutilizados para fins acadêmicos e administrativos, o em particular, conhecido como Briarcliff Building A, permaneceu o mesmo desde o fechamento.

Nos últimos meses, porém, as visitas dos fãs se tornaram ainda mais nostálgicas. O motivo? O prédio será demolido ao longo deste ano para dar lugar a uma nova casa de repouso. Desde o verão passado, as demolições já estão acontecendo, mas discretamente. Nos próximos meses, acredita-se que o edifício icônico desaparecerá completamente. 

Da nostalgia à tragédia

A notícia da demolição foi recebida com certa tristeza pelos fãs, que estão fazendo o possível para conhecer o “lab” antes de sua demolição. Apesar de nos últimos anos várias pessoas terem se aventurado pelo seu interior, isso não foi mais possível no último verão, com o início das obras.

Ainda assim, vários grupos se mudaram para o local e até ultrapassaram as placas e proteções de segurança. Em dezembro, uma dessas aventuras terminou em tragédia.

No dia 19 do mês passado, Leah Palmirotto, de 19 anos, foi ao local com um grupo de amigos para explorá-lo. A jovem já se dedicava há alguns anos à urbex, ou seja, à exploração urbana de locais abandonados, e com o sucesso da série, resolveu ir conhecer esse laboratório “.”

Apesar das várias placas indicativas da proibição da entrada, os amigos decidiram explorar o prédio naquela madrugada. As autoridades acreditam que conseguiram acessar o prédio depois de escalar a cerca de proteção.

Leah, no entanto, acabou caindo de um ponto alto do prédio e foi declarada morta no local. Falando ao jornal “WAGA”, o pai, ToddPalmirottoJr. revelou que, embora sempre tivesse tido consciência dos perigos que sua filha corria, nunca imaginou que isso pudesse acontecer.

“Nós sempre tivemos a sensação de que algo poderia acontecer”, confessou o pai. “Eu só espero que a queda tenha sido instantânea e que ela não tenha sentido nenhuma dor.”

Atualmente, o projeto para a casa de repouso está sob revisão regulatória e planejamento com as autoridades locais.O objetivo é que o edifício será gradualmente demolido nos próximos meses para permitir o início das obras. 

Também em Atlanta, pode conhecer a casa original da família Byers, que foi transformada num alojamento temático de “Stranger Things.” Leia o artigo da NiT para saber mais sobre o projeto. 

Carregue na galeria pra ver algumas fotografias do edifício abandonado que serviu de cenário para o Laboratório Nacional de Hawkins. 



Via : https://www.nit.pt/fora-de-casa/viagens/laboratorio-de-stranger-things-esta-abandonado-ha-28-anos-vai-ser-demolido-este-ano

Nenhum comentário: