Foto : Atari
A Atari é uma das marcas mais reconhecidas e celebradas do mundo. Uma empresa com um legado da marca e que foi por muitos anos um sucesso no mercado de videogames.
A empresa foi Fundada em 27 de junho 1972, por Nolan Bushnell e Ted Dabney, a Atari desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento das indústrias de jogos de arcade, consoles de jogos e computadores pessoais. É considerada uma das primeiras empresas atuantes no ramo de videogames no mundo, inaugurando um próspero segmento que evoluiria consideravelmente nos próximos anos com o desenvolvimento de diferentes gêneros de jogos e consoles mais modernos.
Sua origem remonta de um ano antes de Pong existir, Bushnell e Dabney projetaram juntos um arcade chamado Computer Space, em que o jogador controla um foguete contra duas naves espaciais. A ideia veio após Bushnell conhecer Spacewar! (1962), game desenvolvido por estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e culminou no primeiro jogo eletrônico acessível ao grande público — visto que só existiam games para computadores na época, e eles eram muito caros. A produtora à frente de Computer Space se chamava Syzygy, que virou Atari. Esse nome, veio da ideia de um termo do Go, um jogo de tabuleiro japonês, cujo significado é similar ao xeque no xadrez. Nolan Bushnell, um dos fundadores da companhia, voltaria a se inspirar na atividade lúdica para nomear outra empresa: a Sente (significa “aquele que tem a iniciativa”).
Bushnell e Dabney, viram o sucesso dos fliperamas norte-americanos, então resolveram focar e expandir sua influência das lojas e bares para as residências dos jogadores. A partir dessa ideia, a empresa desenvolveu o Atari VCS, videogame rebatizado para “Atari 2600” — um clássico entre os players de todo o mundo — que permitia rodar títulos populares para a época, como “Combat” e “Space Invaders“. Esse console tenha emplacado 27,6 milhões de unidades vendidas desde o lançamento, número expressivo que confirma a grande popularidade da empresa no nicho gamer apesar de todas as limitações técnicas e de hardware impostas sobre o projeto original de meados da década de 70. Alguns anos depois, a companhia tentou repetir o mesmo sucesso de seu videogame doméstico, no entanto, a dificuldade em obter investimentos, entrada no mercado de computadores, divisão da empresa em duas áreas e insatisfação dos engenheiros impediram que a Atari desenvolvesse todo seu potencial.
Foto : Atari
Além do PONG e o famoso ATARI 2600, trouxe também jogos icônicos como Asteroids®, Centipede® Missile Command®, que foram jogados por muitos milhões, e a marca continua a trazer alegria aos jogadores com seu portfólio em expansão de jogos para PC, console e celular.
A empresa ao decorrer dos anos passou por diversos problemas, a pioneira no mundo dos videogames foi vendida para inúmeras outras empresas que não conseguiram reerguer o nome “Atari” no mercado global. Atualmente, a marca foca no segmento digital com a compra do site de banco de dados de jogos de vídeo MobyGames.
Teve como seu último grande lançamento o Console ATARI VCS
Foto : Atari
Em comemoração ao aniversário de 50 anos, a Atari lançou uma coleção de tokens não-fungíveis (NFTs, na sigla em inglês) misteriosos que celebram fatos relevantes na história da empresa.
Atualmente, os principais negócios da Empresa Atari incluem videogames, hardware de consumo, licenciamento e blockchain, sob a liderança do seu CEO Wade Rosen.
Veja a entrevista (em inglês) divulgada pela IGN, feita pelo atual CEO e o icônico Nolan Bushnell em comemoração aos 50 anos da empresa.
Via :A empresa ATARI comemora 50 anos – União Cearense de Gamers (ucegamers.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário