30 de abril de 2021

Televisão : Relembre 4 emissoras brasileiras que marcaram a história e encerraram suas atividades.

 



Foto : Diários Associados


Há mais de 70 décadas em território nacional, a televisão faz parte da vida de quase todos os brasileiros na atualidade. Com emissoras dos mais variados gêneros, muitos conseguem contar nos dedos quais são suas favoritas, sabendo até mesmo a ordem em sua grade de programação.


Contudo, como gosto não se discute, vez ou outra alguém acaba sendo decepcionado diante da falência ou mesmo encerramento de atividades de algum canal. Pensando nisso, nós do OCanal resolvemos listar 4 gigantes que fizeram história na TV nacional e agora não existem mais. Confira:

TV Tupi, a primeira emissora do Brasil



Foto : Diários Associados

Fundada por Assis Chateaubriand, um dos políticos mais influentes do Brasil entre as décadas de 40 e 60, a TV Tupi encerrou suas atividades no Brasil no dia 18 de julho de 1980. Na época, em que o Brasil vivia um dos últimos anos da ditadura militar, o canal teve sua concessão cassada diante de problemas financeiros e administrativos, e dívidas com a Previdência Social, como justificativas principais.

Em seus últimos momentos, alguns funcionários da emissora iniciaram uma greve, mostrando não aceitarem o fim da concessão. Durante as 18 últimas horas, cinco apresentadores se revezaram no ar em clima de despedida, além de apelarem para o então presidente João Figueiredo, a continuarem trabalhando no local.

Rede Manchete, um dos canais mais amados pelo público


Foto : Editora Bloch

Eternizada pelos inúmeros desenhos que exibia em sua grade, como Cavaleiros do Zodíaco, Super Campeões, Shurato, Yu Yu Hakusho e Sailor Moon, a Rede Manchete possuía uma vasta programação em todos os dias da semana. Indo de grandes jornais a novelas e programas de auditório, o canal foi um dos queridinhos do público nos anos 90.

Contudo, diante da grande crise que o Brasil enfrentada, aliada à instabilidade financeira de todo o mundo, a emissora se afundou em um mar de dívidas, chegando ao fim em 10 de maio de 1999. Meses depois, Amilcare Dallevo Jr e Marcelo de Carvalho compraram a concessão da rede, fundando a RedeTV!.

MTV Brasil deixou saudades nos jovens



Foto : Viacom 

Na década de 90 e no início dos anos 2000, a MTV Brasil foi o lar de inúmeros jovens brasileiros. Marcada pelos icônicos VJ’s, Top 10 MTV, Acesso MTV e dos programas de humor 15 minutos, Quinta Categoria e Furo MTV, o canal ficou eternizado na memória de uma geração.

Já no início da década de 10, a emissora começou a enfrentar com problemas e encerrou suas atividades em 2013. Anos depois, uma nova MTB Brasil surgiu na TV fechada, mas sem a mesma essência da primeira, que mantinha programas originais em grande parte de sua programação. O canal foi responsável por revelar grandes nomes como Zeca Camargo e Tata Werneck.

Fox Kids era um canal destinado ao público infantil











 Foto : Disney


Possuindo um vasto acervo de desenhos como os clássicos Digimon, Shamang King, X-Men e Homem-Aranha, a Fox Kids foi uma das maiores emissoras destinadas ao público infantil na década de 90, sendo a principal concorrente da Cartoon Network no Brasil.

Contudo, mesmo sendo uma das maiores audiências da TV Fechada, a Fox Kids chegou ao fim em 2004 no Brasil, diante de uma estratégia traçada pela Disney, detentora dos direitos, para o lançamento de um novo canal em território nacional.








Via : Faliu! 4 emissoras que marcaram a história e encerraram suas atividades (ocanal.com.br)

Nenhum comentário: