Foto : Atari
Também conhecidos como os pais da indústria de jogos, o legado da gigante da Atari é lembrado até os dias atuais, seja nos seus momentos de glória nos Anos 80 ou mesmo na sua queda no fim de 1984, quando E.T. quase encerrou a própria indústria de videogames como um todo.
Depois de dar o pontapé inicial nos fliperama e jogos domésticos na década de 1970 e no início da década de 1980, o nome Atari mudou de mãos várias vezes, com cada novo administrador da marca buscando devolvê-la aos seus dias de glória.
Atualmente, a pessoa encarregada da Atari é o CEO Wade Rosen, que foi nomeado para essa posição em Abril de 2021 e, alguns meses depois, anunciou um pivô estratégico, fazendo que a empresa fique longe dos Jogos Mobile e Free-to-Play e volte em direção aos títulos Premium de PC e Consoles.
O primeiro vislumbre dessa mudança chega hoje com o lançamento do Centipede: Recharged em múltiplas plataformas. Sendo um remake do jogo de arcade original, o jogo traz visuais renovados, novos desafios e uma trilha sonora original de Megan McDuffee.
Produção interna de TV e operações de cassino foram dois dos negócios que a Atari abandonou em meio à mudança. Ela continua envolvida na TV por meio de acordos de licenciamento, no entanto. Também está dando continuidade a uma nova linha de hotéis e ainda tem uma divisão Atari Blockchain trabalhando em uma criptomoeda da marca Atari, NFTs e outros empreendimentos.
Sobre a primeira pergunta, Rosen diz que a Atari recusou "muitos" acordos de licenciamento que teriam sido diluidores. Quanto à segunda pergunta, ele enfatiza o custo de se ter a atenção de uma equipe dividida.
Quanto aos hotéis, Rosen diz que ficou cético no início, mas aceitou por motivos semelhantes aos do sentimento da Nintendo de que criar um parque temático Mario com a Universal Studios era uma boa ideia.
Após a reestruturação, a Atari agora possui mais linhas de negócios isoladas. Há o negócio de jogos, o negócio de hardware Atari VCS, o negócio de blockchain e o negócio de licenciamento (que não só lida com hotéis e camisetas, mas também produtos de jogos licenciados como o microconsole Atari Flashback ou máquinas Arcade 1Up).
Rosen diz que ainda há colaboração entre as equipes, mas que cada uma está mais focada em suas próprias áreas, em vez de dividir o tempo entre os diferentes empreendimentos da empresa.
Outro elemento que Rosen vê como a chave para o novo estilo de jogo da Atari é que ele parece significativo. Embora os jogos para celular geralmente sejam projetados para "absorver o tempo", ele quer que a Atari seja associado a jogos que deixam os jogadores com mais do que uma distração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário