26 de novembro de 2022

Final Fantasy e Dragon Quest salvaram o PlayStation, afirma Shuhei Yoshida.

 



Foto : Sony


Enquanto a história mostra que o primeiro PlayStation foi um console revolucionário, que ajudou a consolidar os CD-ROMs como mídia e a Sony como um grande nome do mundo dos games, isso não aconteceu de forma fácil. Durante uma apresentação na BIG Conference, em Bilbao, o executivo Shuhei Yoshida afirmou que o console só conseguiu fazer sucesso graças a séries como Final Fantasy e Dragon Quest.

Segundo Yoshida, que atualmente cuida de iniciativas independente na Sony Interactive Entertainment, a empresa teve grandes dificuldades em competir com a Nintendo e a SEGA, que dominavam o mercado de consoles nos anos 1990. Na época, o PlayStation ainda era visto como uma plataforma que precisava se provar e que não contava com a confiança total de desenvolvedores.

Para mudar essa situação, a Sony entrou em contato com a Square e com a Enix (na época empresas separadas), conhecidas por produzir os maiores RPGs da época. Segundo Yoshida, conversas de bastidores garantiram que o console teria novos episódios de Final Fantasy e Dragon Quest, o que mudou o destino do console.

História do PlayStation podia ser muito diferente

Esses dois RPGs são as maiores IPs no Japão. E, você sabe, eles estavam falando por trás das cenas coisas que eu não posso contar, mas ambas se comprometeram em trazer seus games para o PlayStation. Isso mudou totalmente nosso destino, e finalmente tínhamos os games de que precisávamos para fazer o PlayStation bem-sucedido”, explicou Yoshida.

A parceria da Square com a Sony foi bastante chamativa na época, dado que a desenvolvedora japonesa até então conservava laços fortes com a Nintendo. O primeiro grande da parceria entre as empresas foi Final Fantasy VII, game que levou a série para os ambientes 3D e, em anos mais recentes, levou à produção de remakes e vários spin-offs.

Já a Enix trouxe para o primeiro PlayStation o cultuado Dragon Quest VII, que teve um sucesso estrondoso no Japão. As duas franquias continuam fazendo sucesso até hoje, mas ambas se tornaram multiplataforma há alguns anos, chegando tanto aos consoles da Sony quanto ao Xbox, PC e Nintendo Switch, além das principais plataformas mobile do mercado.




Via : Final Fantasy e Dragon Quest salvaram o PlayStation, afirma Shuhei Yoshida | Adrenaline

Nenhum comentário: