Foto:Cortesia Javi Lopez
Qual é o poder da IA generativa? Pode levar anos (ou mesmo décadas) para encontrar uma resposta definitiva, pois estamos apenas começando a arranhar a superfície. No entanto, é definitivamente mais do que capaz apenas de escrever ensaios ou criar imagens. Felizmente, obtivemos a primeira de muitas provas com um novo videogame que foi inteiramente criado usando ferramentas generativas de IA como ChatGPT e Midjourney.
Embora a internet se refira a ele como o jogo ChatGPT AI, Javi Lopez, seu criador , o chama de Angry Pumpkins . Embora o conceito seja amplamente inspirado no grande sucesso Angry Birds , este jogo ChatGPT mostra que estamos apenas começando a entender esse gigante que é a 'Geração AI'. Agora, antes de você começar a quebrar seu teclado para expressar seu descontentamento com coisas como violação de direitos autorais e plágio, Angry Pumpkins é mais uma ‘prova de conceito’, em vez de uma competição para Angry Birds, para mostrar o que você pode fazer com IA amplamente aceita. ferramentas como ChatGPT, Midjourney e DALL-E 3.
Embora você possa experimentar este ‘jogo ChatGPT’ gratuitamente , é mais do que apenas um jogo divertido. Vamos dar uma olhada rápida em tudo o que aconteceu na criação do Angry Pumpkins.
O ChatGPT agora pode fazer videogames?
Em 2022, o ChatGPT ganhou fama por ser um chatbot avançado que poderia realizar conversas semelhantes às humanas em vez de dar respostas robóticas. Mesmo em seus primeiros dias, foi estabelecido que o ChatGPT pode ser usado para escrever código, estabelecendo-se assim como uma ferramenta útil para realizar tarefas mundanas, enquanto os programadores podem cuidar do panorama geral.
Javi Lopez nos deu agora um ótimo exemplo com Angry Pumpkins que ele criou usando ChatGPT. Usando o GPT 4, Lopez sentou-se e fez o bot de IA escrever 600 linhas de código para o jogo. Para o design gráfico do jogo, ele conta com ferramentas de imagem de IA, como DALL-E 3 e Midjourney da OpenAI , para criar as imagens de fundo, bem como os designs dos objetos. Lopez e ChatGPT levaram algum tempo para resolver os bugs, mas o resultado final foi bastante impressionante – um jogo totalmente funcional que qualquer um pode jogar, e seu desenvolvedor não escreveu uma única linha de código!
“Tenho que admitir, estou genuinamente impressionado. Sinceramente, nunca pensei que isso seria possível. Eu realmente acredito que estamos vivendo um momento histórico que só vimos em filmes de ficção científica até agora”, disse Lopez no X, antigo Twitter.
Como funciona este jogo ChatGPT?
No entanto, não seria sensato presumir que o ChatGPT simplesmente criou um jogo pronto para jogar após apenas um prompt. Lopez deu ao bot de IA um conjunto de comandos, e o culminar de todos esses resultados resultou no jogo como o vemos hoje. Ele deu instruções específicas ao GPT 4 para escrever o código em linguagens de computador distintas e então pacientemente o manteve melhorando. Como diz Lopez, a ideia era dar comandos iterativamente ao chatbot de IA, como um ser humano.
“Embora o jogo tenha apenas 600 linhas e eu não tenha escrito NENHUMA, essa foi a parte mais desafiadora. Como você pode ver, adicionei muitos detalhes, como diferentes efeitos de partículas, diferentes tipos de objetos, etc. E até hoje, ainda não chegamos a um ponto em que o GPT-4 possa gerar um jogo inteiro com apenas um prompt, " ele disse.
No entanto, para desenvolvedores de jogos qualificados que têm maior domínio sobre a codificação, essas ferramentas de IA podem ser eficazes para tornar o desenvolvimento de jogos muito mais fácil. “… Não tenho dúvidas de que no futuro seremos capazes de criar videogames triplo AAA apenas pedindo”, acrescenta Lopez.
(Herói e créditos da imagem em destaque: Cortesia de Javi Lopez)
Via: https://www.augustman.com/my/gear/gaming/chatgpt-game-like-angry-birds-made-using-ai-tools/
Nenhum comentário:
Postar um comentário