Foto : The White House
O perfil oficial da Casa Branca publicou neste sábado (4/5/2025) uma imagem em alusão ao “Dia de Star Wars” com o ex-presidente Donald Trump empunhando um sabre de luz vermelho. A publicação gerada por inteligência artificial buscava retratá-lo como um Jedi, mas acabou reproduzindo o código visual associado aos vilões da saga, os Lordes Sith.
A homenagem fazia referência ao trocadilho com a data, “May the 4th”, que remete à frase “May the Force Be With You” (“Que a Força esteja com você”). A coincidência fonética transformou o dia 4 de maio em data celebrada por fãs da franquia ao redor do mundo.
Por que a cor vermelha causou polêmica?
Na mitologia de “Star Wars”, o sabre vermelho é símbolo do lado sombrio da Força. Ele é usado por personagens como Darth Vader, Darth Maul e os Inquisidores Imperiais. A explicação oficial sobre sua origem foi publicada na revista em quadrinhos “Darth Vader #1”, escrita por Charles Soule.
Segundo a obra, os Sith corrompem os cristais kyber — que são sensíveis à Força — ao infligir-lhes dor, fazendo-os “sangrar” até se tornarem vermelhos. A cor é considerada a materialização do ódio e sofrimento canalizado pelo usuário do sabre.
Casa Branca volta a ser criticada por uso de IA
A postagem também reaqueceu críticas ao uso frequente de inteligência artificial pela equipe de comunicação da Casa Branca. Apesar de o erro de cor poder ter sido resultado de uma falha de supervisão, o uso recorrente de imagens geradas artificialmente em conteúdos oficiais tem provocado questionamentos sobre o cuidado com a representação pública de autoridades.
Até o momento, o governo não comentou o post, nem esclareceu se a publicação foi autorizada por assessores diretamente ligados ao presidente.
Via : https://pipocamoderna.com.br/2025/05/trump-star-wars-lord-sith/

Nenhum comentário:
Postar um comentário