3 de maio de 2025

“Vizinho” do PSG, Paris FC volta à elite do futebol francês após 46 anos.




 Foto : Paris FC


O futebol francês terá mais um representante da capital na Ligue 1. Depois de empatar fora de casa em 1 a 1 contra o Martigues, o Paris FC conquistou o retorno à elite nacional após 46 temporadas. 

O acesso veio com uma rodada de antecedência e a festa fica para a próxima partida, em casa contra o Ajaccio, na despedida do clube ao segundo escalão do futebol francês. O clube parisiense soma 66 pontos em 33 jogos e está a dois pontos do líder Lorient. 

O título da segunda divisão pode ser a primeira taça conquistada pela equipe em sua história, de pouco mais de 50 anos, mas depende de um tropeço do Lorient na próxima rodada, quando o clube enfrenta o Martigues. O Paris FC passa por um processo de modernização desde o fim de 2024.

 Recentemente, a Red Bull adquiriu cerca de 15% das ações do clube e prometeu investir grande quantia monetária. A estratégia da empresa austríaca é, gradualmente, assumir o comando da parte esportiva do clube, com a participação de luxo de Jurgen Klopp na gestão. Tal processo pode ser observado na mudança de estádio da equipe. Para suportar as novas demandas esportivas, a família Arnault, detentora de 55% do clube e de outras empresas como Sephora e Louis Vuitton, colocou a equipe para jogar no estádio ao lado do Parc des Princes. 

Apenas 200 metros separam ambos os campos. O Estádio Jean-Bouin, que pertence ao clube de Rugby Stade Français, será a casa do Paris FC até, pelo menos, 2029.

 Curiosamente, apenas uma rua separa o Jean-Bouin do Parc des Princes, o que deve dificultar o calendário de ambas as equipes na próxima edição do Campeonato Francês. 

Na temporada 25/26, as equipes se enfrentarão pela terceira vez em jogos oficiais na história. As duas primeiras partidas foram justamente na última temporada do Paris FC na elite, em 1978/79. 

Na ocasião, dois empates, um de 1 a 1 e outro de 2 a 2, contemplaram o que deverá ser chamado de "dérbi da capital". 

Vale lembrar que o maior rival do Paris FC é o Red Star, outra equipe da capital francesa que também disputa a segunda divisão, mas briga contra o rebaixamento para o terceiro nível do futebol nacional. O confronto entre as equipes é chamado de Derbis de París. 




Via : https://www.ogol.com.br/noticias/paris-fc-empata-fora-de-casa-e-volta-a-ligue-1-apos-mais-de-40-anos/803825

Nenhum comentário: