4 de julho de 2025

Microsoft realiza nova demissão em massa e dispensa mais de 9 mil funcionários; divisão Xbox está entre as mais afetadas.

 



Foto : Microsoft / seliganerd.com


A Microsoft confirmou, nesta quinta-feira, uma nova onda de demissões, como já indicavam os rumores da semana passada. A empresa cortou cerca de 4% de sua força de trabalho global — o equivalente a aproximadamente 9.100 funcionários, segundo informações apuradas pela Variety.

Os cortes impactaram significativamente a divisão Xbox e, de acordo com a Variety e outros veículos como a CNBC, que tiveram acesso a um comunicado oficial da empresa, as demissões fazem parte de uma estratégia de reestruturação e contenção de gastos, em meio ao início do ano fiscal de 2026.

“Continuamos a implementar as mudanças organizacionais necessárias para melhor posicionar a empresa e as equipes para o sucesso em um mercado dinâmico”, afirmou a Microsoft, por meio de um porta-voz, em e-mail enviado à imprensa norte-americana.

Essa é apenas mais uma etapa de uma série de demissões promovidas pela gigante de Redmond nos últimos anos.

Em janeiro deste ano, a empresa já havia dispensado cerca de 1% de seu quadro funcional. Em maio de 2025, ocorreram mais 6 mil desligamentos, seguidos por outros 300 cortes em junho.

Em 2023, a Microsoft também reduziu seu efetivo em mais de 10 mil colaboradores, evidenciando que as demissões em larga escala têm se tornado uma prática recorrente da companhia.

A divisão Xbox foi novamente fortemente impactada. De acordo com a Bloomberg, equipes da ZeniMax (controladora da Bethesda) e da King (responsável por jogos como Candy Crush Saga) foram afetadas. A King, inclusive, deverá dispensar cerca de 10% de sua equipe, o que representa aproximadamente 200 funcionários.

O chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, teria enviado um e-mail interno comentando os impactos da nova reestruturação e os próximos passos para a área de jogos da Microsoft após esse novo corte significativo.

"Hoje estamos compartilhando decisões que impactarão colegas em toda a nossa organização. Para posicionar a divisão de Games para um sucesso duradouro e nos permitir focar em áreas estratégicas de crescimento, encerraremos ou reduziremos o trabalho em certas áreas do negócio e seguiremos a liderança da Microsoft ao eliminar camadas de gerenciamento para aumentar a agilidade e a eficácia.

Por respeito às pessoas impactadas hoje, os detalhes específicos das notificações e quaisquer mudanças organizacionais serão comunicados pelos líderes de equipe nos próximos dias.

Reconheço que essas mudanças ocorrem em um momento em que temos mais jogadores, jogos e horas de gameplay do que nunca. Nossa plataforma, hardware e plano de lançamentos nunca estiveram tão fortes. O sucesso que estamos vendo atualmente é resultado de decisões difíceis que tomamos no passado", disse Spencer nos parágrafos iniciais do e-mail.

"Precisamos fazer escolhas agora para garantir o sucesso contínuo nos próximos anos, e uma parte essencial dessa estratégia é a disciplina de priorizar as oportunidades mais promissoras. Vamos proteger o que está prosperando e concentrar nossos esforços nas áreas com maior potencial, ao mesmo tempo que atendemos às expectativas que a empresa tem para o nosso negócio. Essa abordagem focada significa que poderemos oferecer jogos e experiências excepcionais para os jogadores nas próximas gerações.

Priorizar nossas oportunidades é essencial, mas isso não diminui a importância deste momento. Em poucas palavras: não estaríamos onde estamos hoje sem o tempo, a energia e a criatividade das pessoas cujos cargos estão sendo afetados. Essas decisões não refletem o talento, a criatividade e a dedicação das pessoas envolvidas. Nosso progresso não é acidental — é resultado de anos de esforço dedicado das nossas equipes.

O RH está trabalhando diretamente com os funcionários impactados para fornecer benefícios do plano de desligamento (em conformidade com as leis locais), incluindo pagamento, cobertura de saúde e recursos de recolocação profissional para apoiar essa transição. Os colaboradores cujos cargos foram eliminados são incentivados a explorar vagas abertas dentro da divisão Microsoft Gaming, onde suas candidaturas receberão análise prioritária.

Obrigado a todos que ajudaram a moldar nossa cultura, nossos produtos e nossa comunidade. Seguiremos em frente com profunda gratidão e respeito por todos que contribuíram para essa jornada.

Phil Spencer", completou.





Via :https://br.ign.com/xbox-series-x/142623/news/microsoft-promove-nova-demissao-em-massa-e-dispensa-mais-de-9-mil-funcionarios-divisao-xbox-tambem-e

Nenhum comentário: