4 de julho de 2025

ONDA DE DEMISSÕES NA XBOX GAME STUDIOS ATINGE A RARE; DIRETOR VETERANO DEIXARÁ A EMPRESA APÓS 35 ANOS.

 



Foto : RARE

O conturbado processo de reestruturação da Xbox Game Studios, divisão de desenvolvimento de jogos da Microsoft, ganhou mais um capítulo nesta semana com o anúncio da demissão de mais de 9 mil funcionários e o fechamento de estúdios pertencentes ao grupo.

A gigante da tecnologia já vinha preparando o terreno para uma nova rodada de dispensas com o objetivo de reorganizar a empresa, e havia o temor de que a medida atingisse a Rare Limited, adquirida pela Microsoft em 2002.

De acordo com informações do site VGC, a Rare foi impactada com o cancelamento de Everwild, jogo que estava em produção há mais de uma década, mas que enfrentava dificuldades para definir uma direção criativa clara.

O fim do projeto ocorreu mesmo após uma recente reinicialização dos trabalhos por parte da equipe de desenvolvimento.

"A Rare anunciou Everwild pela primeira vez em novembro de 2019  e lançou outro  trailer em julho de 2020. Atualizações sobre o jogo foram  escassas nos anos seguintes, exceto pela insistência do  chefe de jogos Phil Spencer de que " progresso" estava sendo feito no título no início deste ano.", destacou o jornalista Andy Robinson.

 

Ainda segundo o VGC, em 2021, fontes revelaram que o design de Everwild havia sido essencialmente reiniciado do zero, e que o veterano designer Gregg Mayles acabou assumindo o comando do projeto. Mayles tem um histórico notável na Rare, tendo liderado o desenvolvimento de títulos icônicos como Donkey Kong Country, Banjo-Kazooie, Viva Piñata e Sea of Thieves.


Gregg Meyles estava na Rare desde os anos 90


Na época das mudanças, o então chefe da Xbox Game Studios, Matt Booty, afirmou que a equipe de Everwild queria ter certeza de que havia “algo especial” antes de apresentar o jogo novamente ao público.





A produtora executiva Louise O'Connor também estaria deixando a Rare


Com o cancelamento do projeto, Gregg Mayles teria supostamente pedido demissão da Rare, encerrando um vínculo de 35 anos com a empresa. A produtora executiva Louise O'Connor, conhecida por seu trabalho em Conker's Bad Fur Day para Nintendo 64, também estaria deixando o estúdio.

REBOOT DE PERFECT DARK CANCELADO



Outro projeto cancelado pela Microsoft foi o reboot de Perfect Dark. A decisão está relacionada ao fechamento do estúdio The Initiative, responsável pelo desenvolvimento do jogo.





Via : https://www.videogameschronicle.com/news/sources-everwild-has-been-cancelled-as-xbox-layoffs-hit-rare/

Nenhum comentário: